Criadores de Mundos: Stephen King

Escrito por: | em 05/12/2009 | Adicionar Comentário |

Stephen King

Olá leitores e ouvintes do Grifo Nosso.

Cá estou eu novamente em nossa coluna sobre grandes autores da literatura mundial, e desta vez para falar do que é, possivelmente, o autor contemporâneo mais conhecido e influente, porque por mais que você seja leigo em literatura, se você estava vivo nos últimos trinta anos você conhece Stephen King.

Desde que eu era pequeno, conheci Stephen King como um dos maiores autores de terror que já existiram. Mas quando cresci e tive a oportunidade de ler meu primeiro livro do autor, logo vi que ele não era um escritor de um mercado só. O primeiro livro seu que li foi “O Talismã”, um livro ótimo que possui uma fantasia bastante sombria, mas foi muito satisfatório.

Desde então tive a alegria de ler muitos clássicos seus, e também descobri que inúmeros filmes que eu conhecia eram baseados em suas obras, tanto livros como contos, só para citar alguns: O Iluminado, A Espera de Um Milagre, Um Sonho de Liberdade e mais recentemente O Nevoeiro.

Mas talvez a série mais conhecida e aclamada de Stephen King seja “A Torre Negra”, uma saga em um cenário pós-apocalíptico e místico ao mesmo tempo , sempre explorando a violência e o desespero o bastante para ser sombrio sem ser exagerado.

Uma das maiores curiosidades sobre Stephen King é como ele desenvolve suas história, mudando radicalmente os livros conforme os escreve , só para dar um exemplo, o livro “À Espera de Um Milagre” começou como uma história sobre um planeta em que quando chove todos os habitantes se tornam misteriosamente canibais.

Minha crítica à Stephen King é quanto às suas descrições psicológicas que se perdem em um devaneio sombrio, (frequentemente) e se você não estiver em um ambiente propício para a imersão neste ambiente, a descrição acaba ficando tola e sem sentido.

Mas no geral suas obras rendem um bom tempo de calafrios na espinha ou pensamentos macabros, e, para mim pelo menos, isto é muito legal. Recomendo fortemente à todos, e para os de estômago fraco, fiquem com suas obras menos aterrorizantes que também são primorosas.

Principais obras traduzidas: A Coisa, O Iluminado, À Espera de Um Milagre, A Torre Negra (Sete Volumes), Saco de Ossos, Christine, Carrie a Estranha, O Talismã, Os Olhos do Dragão, O Apanhador de Sonhos, O Nevoeiro, Tripulação de Esqueletos, entre outros.

Você deve ler se: Você gosta de terror psicológico, você gosta de coisas monstruosas, você gosta de finais surpreendentes.

Você não deve ler se: Você é muito sensível para descrições macabras, você é apaixonado demais por finais felizes(não que seus livros sejam trágicos, mas o final te faz pensar e não comemorar)

Abraços

E leiam com vontade

SK

Enquanto eu escrevia isto eu ouvia: Rob Zombie –  Hellbilly Deluxe



Categorias: Criadores de Mundos
Tags: , , , , , , ,

Gustavo Domingues

Leitor inveterado e crítico mal humorado, pretende criticar todos os autores até alienar a literatura para sempre!