Outras Mídias: Matilda

Escrito por: | em 16/08/2010 | Adicionar Comentário |

Quando descobri que um dos meus filmes preferidos na época de criança era baseado em um livro, corri para comprar. Fiquei ansiosa enquanto não chegava, sendo que levou apenas um dia.

Matilda foi dirigido e produzido por Danny DeVito, e não contente com isso ele atuou no filme, fazendo o pai da garota que dá titulo ao filme e ao livro.

OBRA ORIGINAL OBRA DERIVADA
Capa
Título Matilda
Matilda
Autor ou Diretor Roald Dahl
Danny DeVito
Editora ou Estúdio Editora WMF (Brasil)
TriStar Pictures
Jersey Films
Tipo Livro Filme


Os dois contam a vida da menina Matilda desde seu nascimento, que sempre se sentiu diferente dos pais, por gostar de ler, e não gostar tanto quanto eles de ver TV.

Aprendeu a ler cedo e começou a ler o que tinha em sua casa. Depois que já havia lido o que havia em casa, ela pediu ao pai que comprasse algo novo para que ela pudesse ler, e o pai disse que ela não precisava disso, a TV ensinaria tudo para ela (Pode ser estranho para alguém isso, mas é mais comum do que pensamos).

Com o passar tanto do filme quanto do livro conhecemos a diretora da escola que Matilda começa a freqüentar, chamada Taurino, que é má igualmente nas duas obras.

Acredito que o livro nos apresenta melhor os personagens(como é a regra), mas o filme conseguiu captar a essência de cada um deles. E nos deu uma cena memorável, do Danny DeVito igual ao Tiririca.

Danny DeVito se preparando para cover do Tiririca

Danny DeVito se preparando para o cover de Tiririca.

É claro que há diferenças, mas nada como mudar o vilão que era no livro (veja Percy Jackson e o Ladrão de Raios), a maioria são pequenas cenas que foram inseridas no filme, e uma ou duas que foram mostradas de maneira um pouco diferente.

Uma cena inclusa ao filme foi a que ela dança na sala movendo todos os objetos com o poder que ela tem de mover coisas com pensamento (telecinésia). E também a que ela vai a casa da diretora com a Professora Mel.

O que eu prefiro? Difícil responder esta questão, mas pela primeira vez serei obrigada a falar o filme, o livro também é muito bom, mas acho que o filme passa toda a história do livro de uma ótima maneira e insere cenas divertidas que não têm no livro.

Conclusão: Para quem ainda não viu ou nem leu Matilda, veja o filme antes, caso você goste tanto quanto eu gosto, leia o livro.

Levando tudo isso em conta darei 4 grifos ao filme, acredito que não posso dar 5, pois li o livro depois de ter visto o filme, e sei o quanto influenciaria ler o livro antes. Também só o primeiro filme do Mortal Kombat mereceria 5 grifos, se não fosse um game e sim um livro .



Categorias: Outras Mídias
Tags: , , , , ,

Thaís Priolli

Louca por distopias, sempre com uma teoria de "E se...". Não pretende morrer neste planeta.

Comentário sobre Outras Mídias: Matilda

  1. Marjorie

    Olha, eu realmente gosto desse filme, acho que a critica não poderia ser melhor descrita, para uma adaptação tão cativante quanto o filme Matilda. (sim, eu ainda tenho vontade de comer aquele bolo de chocolate que aparece no filme)

Adicione um comentário