Capítulo 13 – O Iluminado

Escrito por: | em 08/12/2010 | Adicionar Comentário |

O PODCAST:

Play
Play

Baixe a versão zipada: Download.

Nota: Este podcast contém Spoilers.

O LIVRO:

Título: O Iluminado

Autor: Stephen King

O livro conta a história de Danny, um garoto iluminado, que vai com seus pais, Jack e Wendy, passar o inverno no hotel Overlook, onde Jack foi contratado para ser o zelador e manter as coisas funcionando (principalmente a caldeira) durante o longo inverno em que o hotel ficaria sozinho.

Com uma escrita quase “cinematográfica” e cheia de suspense, “O iluminado” trabalha os medos humanos, dando vida ao grande hotel e mostrando, lentamente, como um homem pode perder a sua sanidade e ser devorado pelas próprias inseguranças.

Edições utilizadas:

– King, Stephen. O Iluminado. Tradução de Betty Ramos de Albuquerque. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

A EQUIPE:

Comentários por: Danielle Toste, Eric Torres, Juliana Morais, Gustavo Domingues.

Edição por: Gustavo Domingues

Comentários por e-mail: André Vasconcelos e Melissa de Sá

A AVALIAÇÃO:

AVALIAÇÃO Dani Eric Gustavo Juliana Média
Trama 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00
Personagens 4,00 5,00 4,00 5,00 4,50
Escrita 3,00 3,00 3,00 4,00 3,25
Leitura 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00
Média 3,50 3,75 3,50 4,00 4,00

AS REFERÊNCIAS

Trilha Sonora:

Mad Mav, Pandora’s Cry

Livros Trocados:

Juliana > Dani:A Divina Comédia” de Dante Alighieri

Dani > Gustavo:A Saga Otori: O Piso-Rouxinol” de Lian Hearn

Gustavo > Eric:Guerra Mundial Z” de Max Brooks

Eric > Juliana:O Ladrão de Tumbas” de Antonio Cabanas

PROXIMO EPISÓDIO

O Capítulo 14 será sobre o livro: “Brumas de Avalon: A Grande Rainha” de Marion Zimmer Bradley.

Comentários, dúvidas, sugestões: contato [arroba] grifonosso.com




Categorias: Podcast
Tags: , , ,

Dani Toste

Advogada, jogadora de RPG, viciada em internet, amante de de livros, séries, música e filmes. Acha que o Lewis Carrol é um gênio, é obcecada pelos livros da Alice que considera os melhores do mundo.

33 Comentários sobre Capítulo 13 – O Iluminado

  1. Naldinho

    Simplesmente Maravilhoso!!
    Adoro o podcast de vcs. essa edição realmente deve estar espetacular, e ainda com um livro do mestre do suspense para completar… realmente Nota 1000.
    Mais uma vez, parabens pelo site, pelo podcast e obrigado por compartilhar a mágia dos livros conosco, leitores e ouvintes.

  2. Felipe Nunes

    Baixando agora, um bom livro que gerou um filme melhor ainda! Mas o próximo episódio eu passo… =P

  3. Pingback: Tweets that mention Grifo Nosso » Capítulo 13 – O Iluminado -- Topsy.com

  4. Munir

    Incrível! Stephen King realmente é um gênio, ele tem também um livro chamado Needful Things é bem interessante e daria um ótimo podecast ou talvez só uma agradável leitura. O nome em português é Trocas Macabras se eu não me engano. Fora isso eu diria o mesmo de sempre, que o podcast está ótimo e melhorando cada vez mais.
    Ah! Eu me interessei muito sobre o livro que o Gustavo ganhou. Acho que vou comprar também =D
    Não vejo a hora de ouvir o próximo ^^

  5. Ivan

    Obaaa!!!!
    Estava sentindo falta.
    mal posso esperar chegar em casa para ouvir.
    :)

  6. Thaís Priolli

    Muito bom o capítulo, ri muito na parte do jegue.

    Espero que um dia eu tenha coragem de ler o livro.

  7. Andre V.H

    Excelente podcast pessoas, não tenho muito mais a falar do livro já que disse tudo no e-mail. King é meu escritor favorito em grande parte pelo fato de não ser repetitivo como vocês frizaram, cada livro é uma surpresa e vários dariam bons podcasts!

    Ahh parabéns por ter terminado a facu! Espero que isso se reflita em mais e mais capítulos do Grifo Nosso! rs

    Até mais

  8. Ivan

    @Dani
    Obrigado por aceitar a sugestão.

    Sobre o Capítulo 13, caraca , fiquei com medo só de ouvir vocês falando sobre o livro, rsrs, acho que sou muito influenciável, ou foi a narradora, muito bom.
    Uma coisa é certa nunca ouvirei este áudio a noite e sozinho. :)
    uma coisa estranha, apesar de já ter ouvido todos os Capítulos que vocês fizeram, até agora, não consigo reconhecer associar a voz de quem está falando com o nome de cada um. :( (acho que tenho problema)

    vou resolver isso ouvindo tudo de novo nas férias :P

  9. Felipe Nunes

    Agora que percebi, capítulo 13 sobre Stephen King, Coincidência?

    Esse livro é muito bom, mas também achei a leitura dele um pouco arrastada, já percebi isso em outros livros dele. O filme é um exemplo de que não é necessário ser fiel para ser bom, pois são muito diferentes entre si, mas ambos são muito bons.

    Fico zoando mas vou, pelo menos tentar, ler o próximo livro, pegarei emprestado com uma amiga que sei que tem. Pelo menos criticarei com propriedade… =P

  10. Melissa

    Gostei muito do podcast. Acho que vocês conseguem fazer a hora passar rápido. rs No entanto, eu discordo da questão escrita/leitura. Não acho que os flashbacks sejam ruins ou repetitivos, acho que é uma escolha narrativa pelo foco no psicológico mesmo. Acho que o livro cansa porque o King arrasta demais as coisas. Ele quer tanto criar uma tensão forte que às vezes a preparação do ambiente consome páginas e páginas. Se tem um defeito pro King é que ele é extremamente prolixo. Quanto a questão de ele ser repetitivo, eu não sei. Acho que o King escreve demais (o cara tem mais de 100 livros!) então é complicado manter um nível bom sempre. Ele tem livros sensacionais e livros que são uma droga. Paciência.

    Aguardo ansiosa pelo próximo podcast. Tenho a impressão que vai ser polêmico.

  11. Lucien, o Bibliotecário

    Olá pessoal do grifo nosso terminei de ouvir o podcast sobre o Iluminado e gostei muito, pois acho que vocês conseguiram apagar um trauma que tenho das obras de Steven King. Assisti a algumas adaptações cinematográficas dos seus livros e admito que não gostei de nenhuma. Achei interessante o que o Gustavo disse, pois isso talvez faça alguns livros serem legíveis e outros não. É interessante notar que mesmo vocês contando toda a história o gosto ou o sabor da leitura não se perde. Parabéns e continuem estou ávido pelo próximo!

  12. Pingback: RECOMENDAÇÃO DE PODCAST «

  13. R.Martino

    Capítulo “iluminado”, parabéns. Mas acho que o filme merece destaque também, é uma obra prima, tão bom quanto o original. Se não gostasse tanto do livro, arriscaria dizer que o filme é melhor.

    Quem sabe não rola uma edição extra “curtinha” falando da versão cinematográfica.

  14. cutia

    Sempre tive um certo ‘q’ com o King… A verdade é que nunca achei que um livro de terror iria conseguir me causar medo. Bom, pois vou aceitar a dica… Apenas porque consegui entender o que é horror de romance… ou acho.
    Percebi lendo os comentários.
    @Lucien, o Bibliotecário me recordou o Sandman (claro né?!rs) e o ‘terror’ que tem no contexto. Terror psicológico. Gostei e vou me aventurar no Iluminado.

  15. Melissa

    cutia, com certeza tem um livro do King que vai te fazer ter medo. Ele explora o medo de formas diferentes em seus livros e com certeza ele já escreveu um livro falando do seu maior medo. rs

  16. Tsade

    Eu tinha muita curiosidade de saber a história de O Iluminado, mas não gosto de filmes de terror. E, embora goste de saber o final dos filmes, nunca tinha achado ninguém para contar. Então adorei esse episódio, né!!
    abraços a todos e parabéns pelo podcasts.

  17. Pingback: Resumo de Podcasts – Dezembro, Parte 07 | TeiaCast

  18. Alexis González

    No geral, Stephen King é um autor super valorizado… mas você encontra um ou outro livro bom, “O Iluminado” é um deles… A coleção “Torre Negra” do referido autor, tem apenas alguns momentos bons.

    No mais, o podcast estava bonzinho.
    Feliz 2011!

  19. Thales

    Muito legal o podcast, acho que vocês captaram bem o espiríto do livro, tanto é que até fiquei com medo de ler kkkkk mas vou tentar pegar algum outro livro do Stephen King.

  20. Amadeus

    Olá galera.

    Tenho acompanhado os podcasts há alguns dias e tenho gostado bastante.

    Os últimos podcasts estão muito bons, só tomem cuidado pra não passarem mais de 1min rindo entre si, rs.

    Uma sugestão, no podcast do mochileiro das galáxias foi mencionado o livro do Isaac Asimov. Autor que, em conjunto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, compõe o trio de grandes autores de ficção científica.

    Caso adotem um livro de ficção científica sugiro o Starship Troopers de Robert A. Heinlein, livro que inpirou o conhecido filme… Livro curto, fácil de ler e muito interessante tanto na história quanto no ambiente e na descrição da experiência nos personagens.

    Mal posso esperar o próximo podcast, embora não tenha conseguido ler sequer o primeiro livro de Brumas de Avalon.

    Saudações, Amadeus.

  21. Edmilson

    Baixando, baixei ja 5 e vou ouvindo com calma.

    Ah um pedido! eu ja li todos mas gostaria que outras pessoas lessem a coleção Artemis Fowl, saiu um livro novo ano passado! ótimos livros! e Parabens!

  22. Cris Drovas

    As loucuras do final de ano atrasaram muito esse comentário, mas vamos lá.

    Elogio a ótima qualidade dos podcasts, que vem melhorando a cada programa. Sobre Stephen King é um autor que já fez TUDO. Fez boas obras, obras ruins, obras medianas…um autor em ritmo industrial.

    O livro é, sem duvida, aterrorizante. Também fiquei com a mesma sensação da Dani, embora resisti a olhar o final da história. Num critério geral, é um livro que daria nota 4 facilmente.

    Ainda assim, prefiro a adaptação do filme de Kubrick. O velhinho nunca foi famoso por respeitar a obra de outros autores. Ele poderia focar o filme tanto no Hotel, quanto na paranóia de Jack. E a escolha era bem óbvia, já que Kubrick retrata a ironia, psicologia e as trevas dentro de cada homem como poucos(O final do filme tem muito mais a cara de Stephen King do que o próprio livro.)

    Abraços a todos e aguardo o próximo capítulo com “As Brumas de Avalon – A Grande Rainha”

  23. Guilherme Lopes

    Muito bom o cast, nunca li nenhum livro do stephen king, porem eu estou muito empolgado para conseguir o iluminado.
    Exelente cast e continuem com a qualidade!

  24. Tiago Malta

    gente muito lega o cast, não li o livro, mas acho que foi o filme mais assustador que eu vi, e olha que foi de dia e eu ja tinha uns 23 anos (rsrsrs)

    Sobre o fato de o personagem Danny ser meio vago, eu acho a explicação é que ele representa um alter ego do Stephen King.

    valew gente espero, muito mais cast esse ano ja que vcs terminaram a monografia kkkk

  25. Silas Mendes

    Este foi o terceiro livro que li de Stephen King; os dois primeiros foram da série “A torre negra” (que ao contrário do comentário feito pelo Alexis González, achei fantástica). Realmente King é um escritor prolixo e normalmente se prolonga muito nos pensamentos dos seus personagens; e eu gosto muito disso. Acho que pelo fato do escritor ter tido problemas com alcoolismo, meio que coloca muito da experiência dele nessa e em outras histórias. Enfim, bem bacana o podcast de vocês sobre este grande clássico do terror.

  26. Antonio de Souza

    Gostei muito do cast, como sempre. Mas tenho aversão visceral a Stephen King… seu jeito de escrever causa-me ojeriza! — Obviamente é uma opinião particular, cujas reais bases são-me ainda desconhecidas.

  27. Guxta

    Ótimo papo. Vcs me divertem bastante comentando esses livros.

    O Iluminado é o meu livro preferido do King. Li poucos até agora, uns seis, mas acredito que ele continuará nessa posição. Com relação a narrativa dele, vcs tem razão. Eu diria que seus livros não são do tipo que devam ser lidos de forma acelerada. Todo, ou a maioria, pede uma leitura lenta e atenta. Algumas pessoas dizem que é um defeito, outros uma qualidade. Eu acho que atrapalha,e por isso abandonei Jogo Perigoso, mas dependendo da trama eu não paro a leitura.

    Outro livro bom do King para vcs comentarem (meu segundo favorito dele e tão bom quanto O Iluminado) é A Maldição do Cigano. A leitura é bem mais fácil que a de O Iluminado. LEIAM!

    ;)

  28. Pingback: Grifo Nosso » Horror em Amityville, cópia ou copiado?

  29. Pingback: Off: Podcasts sobre Stephen King | StephenKing.com.br

  30. Morfeu

    O_O

    Baixando…

  31. Pingback: LEITOR CABULOSO – Literatura c/ bom-humor » LINKS DE SEMANA [16] – ESPECIAL

  32. fabricio

    Muito bom concordo com praticamente tudo.

    E gravem um sobre o livro Carrie, a Estranha, leitura rapida e facil e ja pega o publico ancioso pelo remake do filme que foi adiado pra proximo ao dia das bruxas de 2013.

  33. Pingback: No aniversário do Mestre King, vamos indicar podcasts sobre suas adaptações cinematográficas e livros? VAMOS! | Masmorra Cine

Adicione um comentário