Leitura Séria: O Domínio da Vida

Escrito por: | em 17/02/2011 | Adicionar Comentário |

O livro “O Domínio da Vida: Aborto, Eutanasia e Liberdades Individuais”, de Ronald Dworkin, foi certamente um dos melhores livros “sérios” que eu li na minha vida.

Descobri esse livro meio sem querer, procurando pela palavra “aborto” no Buscapé quando estava buscando alguns livros para a minha monografia, e no fim ele acabou facilitando MUITO o meu trabalho, não apenas porque ele tratava de algumas coisas que eu queria mencionar na monografia, mas principalmente porque ele me ajudou a ver de uma maneira extremamente clara a construção do meu próprio raciocínio acerca do tema.

O livro parte de uma idéia muito interessante, de que os argumentos sobre a relação entre o aborto e direito à vida se dividem em dois:  o primeiro, que ele chama de derivativo, pressupõe que o feto seja uma pessoa desde a concepção, com inter esses próprios e dignos de proteção; o segundo, que ele chama de independente, pressupõe que a vida humana é sagrada em si mesma, possuindo um valor intr ínseco e inato.

O legal do livro que é as idéias não são simplesmente “jogadas” lá, nem nenhum pressuposto sai inexplicado. Para cada alegação que faz, Dworkin desenvolve a idéia e demonstra de forma bem clara como chegou naquele ponto.

Parece estranho dizer isso, mas para mim essa é uma das grandes sacadas do Dworkin em “O Domínio da Vida” é que ele não apenas desenvolve um raciocínio para demonstrar o que ele pretende, mas ele acaba explicando para o leitor o seu próprio ponto de vista (do leitor) para a questão. Ele acaba dizendo “se você é contra o aborto por causa disto, então você pensa assim“, “se você é a favor do aborto por causa daquilo, então sua lógica é essa”. Acho que qualquer pessoa com algum senso crítico próprio vai repensar muitas coisas ao ler esse livro.

E quando eu digo “qualquer pessoa” eu quero dizer especialmente que esse livro não é só para juristas, acho que é uma recomendação válida para qualquer um que goste do tema. Isso porque nunca conheci uma pessoa que não tivesse opinião sobre as questões tratadas no livro (especialmente o aborto) e a esmagadora maioria das pessoas não apenas tem uma opinião, mas tem disposição para discutir sobre ela, e o que “O Domínio da Vida” pode fazer por essas pessoas é ajudar a entender onde estão os “problemas” do debate sobre o aborto e quais os pontos específicos de confronto. Ele é muito bom para organizar as idéias e poder participar do debate com clareza não apenas sobre o tema, mas sobre as próprias convicções.

Por fim, acho que preciso ressaltar que o livro é bem tranquilo de ler. Não chega a ser uma leitura divertida, mas não é escrito de forma complexa, não te obriga a ficar voltando para entender o que o autor acabou de falar e chega a ficar empolgante quando o autor consegue fisgar seu pensamento e te faz repensar suas opiniões.

Com isso, acho que esse livro prepara qualquer pessoa para um debate sobre o aborto, e se você está interessado no assunto, ele certamente é uma leitura obrigatória!



Categorias: Review: Leitura Séria
Tags: , , , ,

Dani Toste

Advogada, jogadora de RPG, viciada em internet, amante de de livros, séries, música e filmes. Acha que o Lewis Carrol é um gênio, é obcecada pelos livros da Alice que considera os melhores do mundo.

2 Comentários sobre Leitura Séria: O Domínio da Vida

  1. Melissa

    Poxa, achei bem interessante. E pelo que você disse, parece apresentar várias opiniões, sem ficar defendendo uma loucamente, o que eu acho bem interessante e válido. Vou dar uma olhada e ver se encontro o livro lá na faculdade.

  2. Camila

    Esse livro é realmente esclarecedor, leitura ótima! também tem me ajudado muito na faculdade…

Adicione um comentário