1945 de Keiko Ichiguchi

Escrito por: | em 25/05/2011 | Adicionar Comentário |

Ambientado na 2ª Guerra Mundial, 1945, conta a história dos irmãos Ellen e Maximillian Schell e sua resistência ao regime nazista, e de Alex que apoia o regime, pois culpa um judeu pela ruína e consequente suicídio de seu pai.

Ellen começa um namoro com Alex que se alista e parte com sua tropa para a Rússia, onde sua tropa é derrotada. Max e Alex se encontram em uma base militar e a partir daí os dois seguem caminhos opostos: Max se junta a resistência enquanto Alex continua no exército.

Max, Ellen e Yuri (amigo de Max que esteve com ele nos fronts) são presos sob a acusação de traição, e condenados a morte, meses antes da Alemanha acabar por se render.

No mangá há no final um texto explicativo sobre o contexto da história, e que a personagem de Ellen foi baseada em Sophie Scholl, que, junto com seu irmão Hans, era membro de um grupo de resistência pacífica chamado Sociedade da Rosa Branca (Die Weisse Rose). Os membros da Sociedade distribuiam panfletos contra o regime nazista, culminando na prisão, condenação e morte de seus membros.

A história de Sophie Scholl e da Sociedade da Rosa Branca deram origem a um filme, que no Brasil recebeu o título de Uma mulher contra Hitler, no ano de 2005.

Cuurtinho, apenas 1 volume, tenta mostrar os horres, a irracionalidade da guerra e a coragem para fazer parte de movimento de resistência. Como é curto, em alguns pontos achei a história meio apressada, corrida para caber no espaço, porém a complementação com o texto explicativo ajuda a ambientar o leitor.



Categorias: Mangás e Quadrinhos
Tags:

Adicione um comentário