Eras dos Quadrinhos: Era de Ouro

Escrito por: | em 14/06/2011 | Adicionar Comentário |

Depois das Revistas Pulp começaram as primeiras revistas em quadrinhos com Super Heróis.

Este período é conhecido como a Era de Ouro e é compreendido à partir de 1930 até cerca de meados do fim da Segunda Guerra Mundial. Os quadrinhos se tornaram extremamente populares e definiram o que era um Super Herói, além de se tornarem uma forma reconhecida de arte. As primeiras revistas traziam heróis incrivelmente agressivos, matando e aleijando a maioria de seus inimigos.

Detectives Comics 1. Entendeu porque DC? Esta é umas das revistas mais valiosas que existem, e também uma das mais racistas.


O evento mais importante da Era de Ouro foi a Segunda Guerra, e ambas se influenciaram. Soldados americanos estacionados nos fronts liam quadrinhos como uma forma de relaxar e de lembrar de casa, e os quadrinhos deixados no Japão pelos soldados americanos durante a ocupação iniciaram a cultura do Mangá, que hoje domina os Estados Unidos em uma espécie de golpe irônico do destino. A Era de ouro também viu os próprios heróis lutarem contra as forças do Eixo, que produziam seus próprios super-soldados e armas incríveis, tornando a guerra equilibrada.

E todos os heróis tiveram sua chance de socar Hitler no rosto.


E esta época marcou o nascimento de alguns dos heróis mais icônicos:

O primogênito pode ser um considerado supervalorizado, mas com certeza o Superman é o mais icônico Super Heróis de todos os tempos. O termo em si deriva de seu nome, sua super popularidade trouxe  todos os demais heróis, e mesmo sendo uma cópia de Gladiator, Kal-El se tornou o verdadeiro Super Homem. Um orfão do planeta Kripton criado por terráqueos em uma cidade do interior dos Estados Unidos, descobre que o sol amarelo do sistema solar lhe garante poderes incríveis, mas os fragmentos de seu planeta natal, conhecidos como Kriptonita, lhe fazem enfraquecer. Super Homem se tornou um símbolo da cultura americana e também a régua com a qual todos os demais super heróis são medidos.

Super Homem desconta seu ódio de nazistas em carros alemães inocentes.


A primeira heroína dos quadrinhos veio também na Era de Ouro, a Mulher Maravilha apareceu em 1941. Diana de Themyscira era uma Amazona em sua terra natal, mas veio descarregar seus super poderes sobre as forças do Eixo, tornando a Segunda Guerra um Background bastante prolífico para este símbolo do feminismo.

Mas acredito que não usaria roupa de banho para lutar se fosse tão feminista assim.


Outros heróis que vieram na Era de Ouro incluem: Batman, Lanterna Verde, Capitão Marvel, Aquaman, Gavião Negro, Flash, Átomo assim como o Tocha Humana, Namor e Capitão América.

O declínio da era de Ouro veio com o fim da Segunda Guerra. Quadrinhos de piratas e terror ficaram mais populares e a ausência de heróis nos anos 50 foi explicada posteriormente nos quadrinhos como decorrência do Macartismo, perseguindo os vigilantes mascarados pois seriam associados aos Comunistas. Mas esta histeria terminou com o início da Era de Prata em 1960.

Er…você não está ajudando muito Super Homem.


O primeiro filme de Super Heróis de quadrinhos foi “Adventures of Captain Marvel” de 1941, feito pela companhia Republic Pictures, especializada em filmes B. Mas nas primeiras décadas de cinema nós já fazíamos adaptações de quadrinhos? Mas é claro que sim. Aqui vai um trailer de um filme recente de um herói da Era de Ouro mas com uma trilha sonora mais condizente com sua origem:




Categorias: Mangás e Quadrinhos
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Gustavo Domingues

Leitor inveterado e crítico mal humorado, pretende criticar todos os autores até alienar a literatura para sempre!

7 Comentários sobre Eras dos Quadrinhos: Era de Ouro

  1. Francielly

    Feminismo não significa machorrismo! haha A Wonder Woman alia a força feminina e sua beleza.

  2. Dani Toste

    Pois é, feminismo não tem nada a ver com negação da feminilidade. É bem uma idéia de menino mesmo achar que feminista não pode ser sexy.

  3. Gustavo Domingues

    Feministas estão ok com roupas de banho para lutar contra o crime? Elas subiram no meu conceito então. Na verdade originalmente a Mulher Maravilha usava saia longa e era a secretária da Liga da justiça quando esta foi criada, se pensarmos, quando ela passou à usar maiô e ser considerada parte do time de fato(um membro igual aos demais) foi que houve a evolução para símbolo do feminismo. Mas ainda sim deram um jato invisível para ela na Era de Prata, um jato que era invisível mas não deixava o ocupante invisível.

  4. Heider

    Esta imagem do Superman com o símbolo comunista é da melhor hq dele pra mim, Entre a Foice e o Martelo. Podiam fazer uma animação decente da história, ficaria incrível.

    Um herói que surgiu no período mas não se encaixava muito bem era o Batman. Ele deixava de lado o nacionalismo em detrimento de um clima mais sombrio e vingativo.

    É interessante notar como tantos personagens “vingaram” e continuam na ativa até hoje.

  5. Hatake Diogo

    Hehehe, se roupas de banho fossem boas pra lutar contra o crime a Canário Negro de meia arrastão, colan e botas seria ainda mais o símbolo do feminismo nos quadrinhos….

  6. Pingback: Grifo Nosso » Era dos Quadrinhos: Era de Prata

  7. Daniela

    *A mulher Maravilha, utilizava saia loga por ser Diana Prince – Secretária da Justica, logo após ser enfermeira militar (nos primeiros comics).

Adicione um comentário