Eras dos Quadrinhos: Revistas Pulp

Escrito por: | em 07/06/2011 | Adicionar Comentário |

Atualmente estamos sendo dominados por Super Heróis. Na indústria cinematográfica as produtoras só querem saber de sequências, reboots e estréias de Super Heróis. Esta é a grande Hype, se você não assistiu Dark Knight você está por fora, onde mais um ator ganharia um Oscar por se maquiar como uma velha lunática? Este anos tivemos Thor e X-men: First Class, teremos ainda Capitão América e Lanterna Verde, tivémos até uma série abortada da Mulher Maravilha.

Eu também só pegaria a pipoca do Hulk se tivesse fator de cura


Isso começou agora? A humanidade sempre adorou as histórias de heróis, e quanto mais poderosos e incríveis melhor (vide Hércules por exemplo). À partir de certo momento nossas próprias conquistas passaram à nos fascinar, de forma que heróis deviam refletir isso, com avanços científicos e inteligência engenhosa e extraordinária permeando nosso imaginário, ou ainda baseados na mágica e na ficção que ainda não revelamos, mas que a humanidade, mesmerizada com suas próprias conquistas, acreditava que aconteceria à qualquer momento.

Antes dos Quadrinhos, que criaram a onda de filmes de Super Heróis, temos as revistas Pulp, denominadas assim pela baixa qualidade do papel da edição, polpa de celulose. As revistas Pulp traziam contos dos mais variados, de terror, aventura, ficção científica e suspenses policiais.  Mas o que fazia sucesso eram os primeiros heróis com identidades secretas, e apesar de não serem em quadrinhos estes contos, eles introduziram o formato narrativo que viria à ser usado nas histórias em quadrinhos que viriam. E o que me interesso em expor são exatamente os heróis.

Meus joelhos tremem só de ler o nome do primeiro escritor.

Entre os primeiros heróis Pulp estava o Sombra (de onde Batman foi baseado), um milionário que veste sua capa à noite e mostra suas habilidades de detetive. Treinado em artes marciais , o Sombra também era conhecido como o Cavaleiro da Escuridão (Knight of Darkness). O Sombra foi publicado originalmente em 1930, tendo uma adaptação cinematográfica em 1933 e uma série por rádio que ficou famosa pelo narrador: Orson Welles.

O Sombra possuia poderes sobrenaturais e duas Colts 1911. O Batman podia ter copiado mais coisas…

O Gladiador (de onde o Super Homem foi baseado) veio no mesmo ano que o Sombra. Um jovem de uma cidade do interior com poderes de força, resistência e velocidade quase ilimitadas, mas que fingia fraqueza para esconder sua identidade, mudada apenas por um óculos. O Gladiador também possuía uma fortaleza solitária na parte glacial do Canadá assim como a Fortaleza da Solidão de Kal-El. Muita gente acredita que Superman foi Baseado em Doc Savage, mas este foi publicado três anos após a aparição de Hugo Danner, o Gladiador, que inclusive se apresentava como o super homem.

Acho que prefiro o uniforme do Galdiador também, pode ter mais corpo exposto, mas ainda é mais digno de se usar em público do que a cueca vermelha.

Nesta época também surgiu o Conan, o personagem que é o ícone máximo da “Espada & Magia”, criado por Robert E. Howard e vivendo até agora como um dos personagens mais duradouros do mundo dos quadrinhos e da literatura, sendo que até Robert Jordan, autor de Roda do Tempo, já escreveu livros do Conan. Mas talvez a maior parte das pessoas conheça Conan por conta de seu famoso intérprete no cinema:

O terror das domésticas

As revistas Pulp tentavam trazer tudo que poderia ser apelativo para jovens leitores, e foi assim que elas acabavam pendendo para a criação do modelo  de heróis incríveis e quase invencíveis que viriam à continuar na origem da Era de Ouro, que vou explorar na próxima Eras dos Quadrinhos.

Mas fiquem com uma reminiscência moderna da Era Pulp:




Categorias: Curiosidades
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Gustavo Domingues

Leitor inveterado e crítico mal humorado, pretende criticar todos os autores até alienar a literatura para sempre!

2 Comentários sobre Eras dos Quadrinhos: Revistas Pulp

  1. Pingback: Grifo Nosso » Eras dos Quadrinhos: Era de Ouro

  2. Brak

    Por favor colega, dê uma olhada nisto: http://www.tripolar.com.br
    Vossa opinião seria importante para nós.

Adicione um comentário