Era dos Quadrinhos: A Era de Bronze

Escrito por: | em 12/07/2011 | Adicionar Comentário |

Depois que findou a Era de Prata dos Quadrinhos se inicia a chamada Era de Bronze.

A Era de Bronze é um período da história dos quadrinhos compreendido entre o fim dos anos 60 e a segunda metade dos anos 80. Esta foi uma época ainda conturbada para o mundo, mas a Guerra Fria não era a ameaça central, então os quadrinhos continuam com a tendência de insinuar seu momento histórico.

Time original dos X-Men, explorando a segregação desde 1963

A Era de Bronze foi conhecida por inserir elementos mais sérios e sofisticados dentro do mundo dos quadrinhos, principalmente em termos de caracterização e história. O público alvo dos quadrinhos mudou, e ao invés de se direcionar para crianças em geral e ser um produto barato, ele passa a ter um valor alto de comercialização e ser direcionado para grupos de fãs, com lojas especializadas que sobrevirem até hoje.

Esta época dos quadrinhos tentava se libertar aos poucos do código de ética que amarrou a Era de Prata. Momentos sérios foram colocados dentro das histórias, com heróis enfrentando problemas pessoais realistas, como alcoolismo, uso de drogas e racismo. Mas isso tudo sempre sendo apresentado de forma que houvesse uma conclusão moral, um exemplo para o leitor seguir.

Calma gente, ele pode ser apenas diabético.

Enfrentamentos com o feminismo vieram à trazer versões femininas de muitos heróis, como é o caso de She-Hulk, Mulher Aranha, Ms. Marvel. Super Heróis que vinham de minorias também foram introduzidos, como é o caso de Luke Cage (de onde vem o sobrenome fictício de Nicolas Cage), Blade, Tempestade e Cyborg.

Black Power em sua melhor forma.

Muitos acreditam que os X-Men foram criados nesta época, mas na realidade eles apareceram em 1963, mas sua popularidade foi baixa em seu surgimento. Mas durante a Era de Bronze, eles sofreram uma releitura, transformando a história dos mutantes em uma história de racismo e de perseguição de minorias.

Esta época também viu nascer muitos quadrinhos de gêneros diferentes, como o de “Espada e Magia”, trazendo grandes sucessos até os dias de hoje como os quadrinhos de “Conan o Bárbaro”.

A Era de Bronze pode ter sido iniciada quando Jack Kirby saiu da Marvel e foi para a DC, mas ela terminou quando alguns grandes nomes entraram em cena, como Frank Miller e Alan Moore, e isto nós veremos no próximo “Era dos Quadrinhos”.



Categorias: Mangás e Quadrinhos
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Gustavo Domingues

Leitor inveterado e crítico mal humorado, pretende criticar todos os autores até alienar a literatura para sempre!

2 Comentários sobre Era dos Quadrinhos: A Era de Bronze

  1. Pingback: Grifo Nosso » Era dos Quadrinhos: Era de Ferro

  2. Pingback: Top 5 Curiosidades das HQs que Você Precisa Saber! | afontegeek

Adicione um comentário