Review: Como Ser um Pirata

Escrito por: | em 19/09/2011 | Adicionar Comentário |

O livro Como Ser um Pirata é o segundo livro da série “Como Treinar o Seu Dragão”, da escritora Cressida Cowell.

No primeiro livro, os meninos da Tribo dos Hooligans capturaram cada um o seu dragão e aprenderam a treiná-los. No segundo livro eles aprenderão como ser piratas. O livro já inicia com uma aula em alto-mar, administrada por Bocão (pessoa que dá os treinamentos), ensinando como lutar com espadas e usar táticas piratas. No meio do treino o barco deles é atingido por algo que quando verificado se revela um caixão com uma incrição:

“CUIDADO. NÃO ABRA ESTE CAIXÃO. Amaldiçoado seja aquele que perturbar os restos mortais de Barbadura, o Terrível, o maior pirata a ter aterrorizado as Ilhas Internas.”

Descobrimos que Soluço, o personagem principal da série, é descendente de Barbadura. O barco dos aprendizes de piratas afunda e todos voltam nadando até a praia ( enquanto carregam o caixão). Quando chegam à vila, ignorando a mensagem do caixão e também o bom senso do sábio da vila e de Soluço, os vikings decidem abrir o caixão, saindo dele uma pessoa andando, o que parece uma cena aterrorizadora, mas na verdade era só alguém que estava trancado lá.
O nome do recluso do caixão é Alvin, o Fazendeiro Pobre e Honesto(este é literalmente o nome dele) e ele conta a história pelo qual ele foi trancado no caixão, Banguela o dragão de Soluço começa a desconfiar dele e conta a história para Soluço. Alvin diz que queria achar Stoico (líder da tribo), porque ele tinha um mapa do tesouro de Barbadura.

Stoico decide por fazer uma busca na Ilha das Caveiras que é onde está indicado o local do Tesouro, mesmo tendo dragões terríveis como guardiões da ilha. Durante a busca Melequento acaba encontrando o Tesouro, para desespero de Soluço, pois dizia a lenda que só o verdadeiro Herdeiro de Barbadura que seria também o verdadeiro líder dos Hooligans. Mas Barbadura tinha deixado uma armadilha: no bau de tesouros havia algo bem fedido, e os dragões da ilha perseguiam suas vitimas pelo cheiro.

Quando voltam ao barco, Alvin está lá esperando por eles. Stoico e Barrigão (irmão de Stoico e pai de Melequento) começam a brigar pelo tesouro e quando percebem estão sendo atacado pelos Párias (seriam vikings renegados), e Alvin revela ser um deles. Começa uma briga no barco dos Hooligans e eles conseguem dominar os Párias, mas o barco deles acaba afundando e todos tem que pular para o barco dos Párias, mas Soluço e Perna-de-peixe não conseguem pular e acabam ficando no barco, eles conseguem se salvar e ajudam Alvin apesar de tudo o que ele havia feito.

Depois de acharem uma caverna e nela o verdadeiro tesouro de Barbadura, Alvin começa a lutar contra Soluço e ele descobre que na verdade é canhoto, por isso nunca conseguiu fazer nada direito com a mão direita. Eles descobrem que Barbadura havia deixado uma ultima armadilha, um monstro guardando o tesouro, um Estrangulador Monstruoso, o montro “mata” Alvin (não fica bem claro se ele morreu de verdade), e depois soluço consegue vencê-lo com inteligência.
Eles voltam para a vila e Soluço pede a Perna-de-peixe que não conte a ninguem sobre o tesouro, para não acontecer mais disputas em torno dele.

Como Ser um Pirata é um livro de leitura fácil, é um livro infantil igual ao primeiro e com descrições interessantes sobre os monstros inventados pela autora e personagens simples porem deveras cativantes. Um ótimo livro.



Categorias: Review: Literatura

Thaís Priolli

Louca por distopias, sempre com uma teoria de "E se...". Não pretende morrer neste planeta.

Comentário sobre Review: Como Ser um Pirata

  1. Pingback: Review: Como Falar Dragonês | Grifo Nosso

Adicione um comentário