Review: Como Treinar o Seu Dragão

Escrito por: | em 05/09/2011 | Adicionar Comentário |

O livro Como Treinar o Seu Dragão foi o primeiro livro da série, que tem o mesmo nome, que foi lançado. Escrito por Cressilda Cowell, Como Treinar o Seu Dragão teve uma famosa adaptação para o cinema com o mesmo nome, mas que é bem diferente da história do livro em geral, este artigo não é para comparar as duas obras (já existe outro para isto), mas sim para dar uma ideia geral do livro.

Capa do Livro "Como Treinar o seu Dragão" de Cressida Cowell

Capa Brasileira

Como Treinar o Seu Dragão é a história de Soluço, o filho do chefe da Tribo dos Hooligans. Soluço era diferente dos outros vikings, sendo magrelo e não levando muito jeito para a Guerra.

Tudo inicia com o treinamento para as crianças vikings, e um dos primeiros passos é capturar um dragão. A maioria dos garotos não acha perigoso ir à caverna aonde eles vivem , mas Soluço que é um observador de dragões (ele é um observador sem ninguem saber, pois se soubessem ele seria considerado um nerd, o que não seria boa coisa) sabe que não será fácil e que caso algum dragão acorde, eles provavelmente morrerão.

Durante a missão de pegar o dragão, Perna-de-peixe, o único amigo de Soluço, acaba acordando os dragões e todos tem que sair correndo e por força do destino Soluço acaba ficando com um dragão bem menor que o dos outros meninos, o que eles chamam de um dragão doméstico.

Depois disso, fazem mais piadas ainda de Soluço na tribo e nomeiam o dragão de Banguela. O segundo passo para se tornar um viking é treinar o dragão e depois apresentá-lo no dia de Thor. Para treinar um dragão, os vikings usam um livro chamado “Como Treinar o Seu Dragão”, que na verdade é uma contra capa que só vem escrito dentro: GRITE COM ELE (Quanto mais alto melhor). Soluço têm bastante dificuldade para treinar Banguela, pois a regra do livro “Como Treinar o Seu Dragão” não funciona para ele,  mas no final das contas ele descobre uma maneira dele obedecê-lo.

Ao final do livro, uma ameaça aparece, um dragão gigante que é descrito como quase uma montanha, e não será com armas que eles conseguirão vencê-lo, e sim com a inteligência.

Difícil não ligar ao livro, mas a história é bastante diferente como se vê.

Comecei a ler o livro em uma tarde, e quando vi já tinha terminado. Gostei bastante da maneira  que a autora escreveu o livro, tem notas sobre características dos dragões, e a chamada transcrição do livro real” Como Treinar o Seu Dragão” é muito engraçada. A personalidade dos personagens humanos e dos dragões ficou bem diferente, o que torna o livro ainda mais interessante.

Sem mais, recomendo a leitura, principalmente para crianças que acham que não gostam de ler.



Categorias: Review: Literatura
Tags: , , , , ,

Thaís Priolli

Louca por distopias, sempre com uma teoria de "E se...". Não pretende morrer neste planeta.

Comentário sobre Review: Como Treinar o Seu Dragão

  1. tom_udp

    Assisti o filme sem muitas expectativas, mas me surpreendi e fiquei maravilhado com a sensação de estar voando ao ver Soluço e Banguela juntos no ar. Este livro me chama muito a atenção, será minha nova aquisição, obrigado pela recomendação.

Adicione um comentário