Notícias subterrâneas: semana 4

Escrito por: | em 29/10/2011 | Adicionar Comentário |

Saudações. Sejam bem vindos ao mundo subterrâneo da literatura!

Hoje trago uma bandeja com livros de HERESIA. Temos guerras contra deuses, bruxas, cultos satânicos e à Mãe Terra. Finalmente uma semana completamente temática. Antes de começar, peço que me ajudem a enriquecer a coluna comentando outros lançamentos (muitos escapam e não consigo encontrar as datas de outros). E claro hoje temos duas Menções honrosas mainstream: The eternal night (de Hogan & Del Toro), último livro de uma trilogia fantástica sobre vampiros (é muito boa mesmo, acreditem), saiu quase ao mesmo tempo que a tradução de 1Q84, um mega-esmaga-estantes japonês (nem sei como dar a sinopse dele, fica perdido entre ficção normal, thriller, fantasia e sci-fi, ou algo assim).

Sem mais delongas, aldeões, peguem seus ancinhos e vamos queimar alguém! (cliquem nas capas para ler a sinopse completa ou comprar)

Deus Máquina (Leonel Caldela)

Deus Máquina

Aqueles que conferiram minha dica da semana 1 devem reconhecer o nome de Leonel Caldela ( autor da trilogia da tormenta, e tal). No começo da semana foi lançado Deus Máquina, quinto romance do ator e sequência d’O Caçador de Apóstolos. O livro anterior mostrava um mundo de fantasia muito puxado para a ficção histórica, com um peso sombrio e um enredo de guerra contra a religião. Com a sequencia não poderia ser diferente, mas temo que qualquer comentário sobre a trama possa se mostrar um spoiler, portanto paro aqui. Também não pretendo comentar sobre o autor, toda minha idolatria pelo Sr. Caldela faria com que isso demorasse muito (muito mesmo).

E claro, para quem puder ir: dia 31 de outubro é o dia do lançamento oficial de Deus Máquina, na Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre; dia 16 de novembro no Rio de Janeiro haverá uma sessão de autógrafos de Deus Máquina e Ledd às 19h na Saraiva do Botafogo Praia Shopping; dia 18 haverá outra sessão de autógrafos em São Paulo às 18h na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Que raridade encontrar essas datas com antecedência (se as outras editoras fossem assim…)

The Inheritance trilogy, livro 3: The kingdom of gods (N.K. Jemisin)

Kingdom of gods

Gran Finale de uma trilogia, e não, não é relacionado a Eragon (que é do Inheritance Cycle). Marca o final da saga com a história  de Shahar, herdeira da família Arameri, os escravizadores de deuses. O que me surpreendeu foi saber que isso é um romance. Um romance mesmo, entre Shahar e uma divindade, embora não pareça se conectar com o livro anterior. Espero que a historia forme uma linha única com os outros dois livros, mas as sinopses são completamente diferentes, e a deste último me atirou informações aparentemente desconexas com o resto da série. Não pesquisei mais a fundo por medo de me deparar com spoilers, mas caso alguem conheça a série, me esclareça essa dúvida: como funciona a linha narrativa da trilogia?

Kultus (Richard Ford)

Kultus

Cultos satânicos.

Thaddeus Blaklok (fale cinco vezes bem rápido), é um mercenário e demonista contratado para recuperar um artefato. Básico, nada de especial. Claro, os demônios do inferno e da sociedade vão ao seu encalço. Falei que o cenário é steampunk? Não? Nesse caso leiam a sinopse dessa aventura de Constantine  Thaddeus Blaklok.

The High Druid of Shannara Trilogy (Terry Brooks)

high druid

Não é um lançamento, não é uma nova edição, é uma coletânea. Nesse caso não pretendo comentar o livro em si, seu autor ou meramente sua trama. Só venho constatar que foi lançada a coletânea.

Certo, certo. Primeiro, Terry Brooks tem muitos, muitos livros. Segundo, a série fala de uma bruxa que vira uma druida e se dedica a manter a paz, mas traições e conspirações colocam tudo a perder e o sobrinho da bruxa é enviado em uma missão urgente e épica… Não me chamou a atenção em nada, mas alguém com tantos livros publicados e elogios dos críticos merece mais atenção que isso, não? A biografia do Justin Bieber também fez sucesso e vendeu muito, O Segredo foi sucesso de crítica e público, As Cronicas de gelo e fogo são sucesso de crítica e público. Tirem suas próprias conclusões e façam suas apostas.

House of Comarré, livro 3: Flesh and Blood (Kristen Painter)

Flesh and Blood

Escolhi esse pelo nome da protagonista: CHRYSABELLE. Que nome genial, por que não pensei nisso antes? É tão criativo!!!!!

Deixando o sarcasmo de lado e retomando um mínimo de seriedade. Conheci a série no volume anterior, Bad Blood,  que me chamou a atenção pela capa. Lendo desatentamente sinopses dispersas e comentários cheguei à conclusão de que se tratava de ma espécie de Kill Bill com bruxas. Ao de fato pesquisar a história ouvi uma pequena voz que dizia muito timidamente “Worth, errastes miseravelmente”. Sendo bem sucinto: Chrysabelle é uma comarré, uma cortesã usada de alimento para vampiros da nobreza, que foge ao mundo mortal onde conhece Malkolm, um vampiro amaldiçoado, e juntos devem impedir que o mundo mortal seja fundido ao sobrenatural. Como liguei isso a Kill Bill?

Opção A: quando estou desatento posso confundir cães com Iphones.

Opção B: há alguma semelhança e todos deveriam ler e confirmar.

Sugiro que escolham a B.

Dica

Não sugerirei um site, mas sim uma série. Uma série definida como ÉPICA. Somente épica. Malazan book of the fallen. Conheci a série em um fórum, foi mais ou menos assim:

– Gosta da Guerra dos Tronos?

– Gosto.

– Pegue tudo que viu lá e aumente a magnanimidade ao extremo.

– Como assim?

– Assim:

Malazan book of the fallen

– E depois assim:Book of the fallen

Cada um desses livros tem mais ou menos mil páginas. Oito livros de mil páginas. Todas as sagas “colossais” de fantasia minguam um pouco perto disso. Malazan book of the fallen é  uma série difícl de ler. Difícil mesmo. Mas vale a pena (pelo menos as horas que perdi com o primeiro valeram a pena). Cada um conhece seus limites de dedicação, se acham que conseguem estejam prontos para superar esse limite ou odiar a série.

Agradeço a todos pela presença e nos vemos semana que vem nos subterrâneos.



Categorias: Notícias Subterrâneas
Tags: , , ,

Lorde Worth

Caçador de Hobbies exóticos, leitor obsessivo e jogador compulsivo.

Comentário sobre Notícias subterrâneas: semana 4

  1. Nathália

    Esse post é para agradar a gregos e troianos…

Adicione um comentário