Notícias subterrâneas: semana 5

Escrito por: | em 05/11/2011 | Adicionar Comentário |

Saudações! Bem vindos aos incríveis reinos subterrâneos da literatura. Hoje relatando a semana de 30 de outubro a 5 de novembro.

Infelizmente não consegui manter a semana temática, escolher outros livros para manter o tema seria deixar de lado ótimos títulos (não que isso não tenha ocorrido mesmo assim). Novamente peço que deixem nos comentários outras sugestões de livros, com sorte algum dos que deixei de lado ainda encontrará seu lugar aqui. Lembrem-se que para ver sinopses completas e para comprar é só clicar na capa do livro. Vamos ao cardápio da semana! Qual será a capa mais incrível? Qual será a melhor sinopse? Quais serão os tapa buracos?

Chung Kuo, livro 2: Daylight on iron mountain (David Wingrove)

daylight on iron mountain

Segundo livro em uma série de sci-fi. A história se passa no futuro, mas a parte da ficção não é tão próxima da científica, o foco é muito mais em aspectos sociais, o tipo de sci-fi de 1984 ou fundação (mas com uma parcela minimamente microscópica da tecnologia), com foco em sociedade, não é um space opera e também está longe de obras comuns de sci fi com apocalipse  . O mundo foi revertido à barbárie, de certa forma acabou, mas não por guerras, invasões alienígenas ou coisa do tipo, não é um fim do mundo por crises de sobrevivência e a história não é focada nisso. O mundo acabou por uma crise econômica, a sociedade humana se dividiu em castas de forma radical, a elite levou suas aspirações de nobreza ao nível extremo. Os líderes da humanidade passaram a seguir os costumes da China imperial enquanto as castas mais baixas voltaram a uma vida rural em pequenas comunidades entre as cidades em ruínas. Essa combinação de futuro apocalíptico e mundo antigo é um cenário vívido e sombrio onde a grande saga da China para dominar o mundo chega a seu ápice. A evolução da sociedade ao longo da série é mostrada pelos olhos de personagens de todas as castas, apresentando todos os ângulos da situação. Ah, sim, antes que me esqueça disto: A série acabou de ser publicada em 1999,  agora está sendo relançada, mas com modificações, sendo este segundo livro um inteiramente novo na saga. A série original possuía 9 livros, a nova possui 20, as modificações parecem drásticas, não?

The Folded World (Catherynne M. Valente)

folded world

Quase uma ficção histórica. Comecemos com um mito e um fato histórico:

Do século 12 ao 17, na Europa foram contadas histórias sobre Prester John, um rei católico que estabeleceu seu reino em meio às terras dos infiéis. Descendente de Baltasar, um dos reis magos, John dominou uma terra mágica onde o inferno e o paraíso se encontravam e viria à Europa com seu exército quando os infiéis invadissem as terras da cristandade. De fato, houve um reino “católico” na Etiópia, onde os portugueses conseguiram apoio na luta contra os muçulmanos, que é considerado o reino mítico, mas não há provas de que Prester John realmente tenha existido.

Essa obra usa os diversos mitos acerca de Prester John para criar uma narrativa de guerra e intriga que  começa com fatos, vai às lendas e chega ao puro fantástico pelos olhos de três personagens. É raro encontrar narrativas sobre terras perdidas que não tratem de Atlântida, e essa usa um tema do qual nunca tinha ouvido falar.

Northland trilogy, livro 1: Stone Spring (Stephen Baxter)

stone spring

E por falar em terras perdidas. Fazendo uma volta gigante, Conan é um personagem baseado em um mundo pré histórico, em tempos perdidos e sem registros. Da mesma forma, Stone Spring é um romance sobre um momento na pré história em que houve uma longa planície chamada Northland onde hoje há o Canal da Mancha. A história é centrada em uma bárbara da região que sai em uma jornada para salvar sua casa do mar. A forma óbvia de impedir que o mar inunde uma planície gigante seria… bom, está na capa. Essa é a versão americana de um livro britânico premiado, escrito por um autor mais premiado ainda.

The Curse of Four (Caitlin Kettredge)

the curse of four

Publicado pela subterranean press (coincidência, não?), esse é o primeiro de uma série potencialmente muito longa. A sinopse é bem curta então não posso dizer muita coisa, farei um resumo, portanto, e em duas frases:

O cenário é uma Londres sobrenatural onde vários magos das sombras residem. O protagonista é um mago acusado de assassinar três outros e sua discípula que sai embusca de provas de sua inocência.

As críticas do pré release foram boas, deve haver algo nessa sinopse simples que foi muito bem feito.

Cronicas do druida de aço, livro 3: Hammered

hammered

São realmente CRONICAS do druida de aço. Não há uma grande saga épica por trás desse livro, mas sim outras histórias épicas. A sinopse básica é que, bom, ahn, Atticus é o último druida, possui uma espada sagrada e todas as entidade pagãs existem disfarçadas na atualidade. Isso me pareceu…Percy Jackson? Pelo menos é uma saga com um protagonista mais maduro, mais violência, mais intriga. Atticus é um irlandês tatuado que mata entidades pagãs, parece uma sinopse melhor. Pelo título Hammered e por “entidades pagãs”, já é bem fácil advinhar a sinopse desse livro. Atticus e um vampiro viking saem em uma jornada a valhala para confrontar cultistas russos do deus do trovão, forjar alianças com gigantes de gelo e matar “o cara do martelo” (assim está escrito na sinopse).

Dica

Complementando a semana anterior:

http://www.jamboeditora.com.br/produtos/hq-ledd1.htm

Ledd é uma HQ de Tormenta, ou seja, HQ de RPG. Lembra bastante uma campanha de RPG e pode ser lido online de graça.

Na verdade, entrou na parte de dicas porque não havia mais espaço nas notícias, o primeiro volume de Ledd foi lançado oficialmente essa semana na loja da Jambô.

Até semana que vem, em mais uma rodada de notícias subterrâneas!



Categorias: Notícias Subterrâneas

Lorde Worth

Caçador de Hobbies exóticos, leitor obsessivo e jogador compulsivo.

Adicione um comentário