Notícias Subterrâneas: Semana 38

Escrito por: | em 25/06/2012 | Adicionar Comentário |

Ainda é sábado, amigos. E isso quer dizer que começa aqui a trigésima oitava semana das Notícias Subterrâneas! Deuses, estou ficando velho. Aqui é o Lorde Worth, com mais um (quase nunca) infalível relatório de lançamentos de fantasia, ficção científica, terror e bizarrices diversas (como o New Weird), desta vez da semana de 17 a 23 de junho. Subam no expresso subterrâneo e maravilhem-se com as (não tão) criativas paisagens dos Reinos Subterrâneos.

Regrinhas da casa: ah, leiam os posts anteriores.

Lançamentos

The Long Earth (Terry Pratchett & Stephen Baxter)

The Long Earth

Um encontro de gigantes, exceto que não tão gigantes. Pratchett, autor de Discworld, e Baxter, ícone da ficção científica mais “sólida”, unem-se em uma improvável aliança entre a fantasia com cara de ficção científica e a ficção científica pesada para criar The Long Earth. Primeiramente, peço que todos tomem seus chás alucinógenos.

Vendo aquela coisa voadora que não devia estar do seu lado? Excelente.

Cientistas conseguiram criar uma monstruosa invenção para viajar por dimensões que pode, sinistramente, ser construída em uma feira de ciências usando uma batata como fonte de energia. Após longas explicações dos impactos de crianças e suas batatas viajando pelo multiverso, somos apresentados a nossos protagonistas: um dos primeiros “steppers e, mais ácido, o primeiro software a provar legalmente que é um ser humano reincarnado. Estou sangrando pelas orelhas, mas não se preocupem com isso. As reviews no geral não vão muito além dessa parte na explicação do enredo e ,como pretendo ler, também vou parar por aqui. É um relato das viagens de um fugitivo e um software pelas fronteiras do multiverso, parece definição suficiente.

Também disponível para Kindle e Kobo.

PS: veja que semblantes simpáticos!

The Devil Delivered And Other Tales (Steven Erikson)

The Devil Delivered

Steve Erikson! Desde meu primeiro post espero a chance de falar sobre ele. (modo malazan bitch ligado) Steven Erickson é, junto com Ian Esslemont, criador do cenário colossal de fantasia conhecido como Malazan Empire. Após a conclusão das onze mil páginas que compõem o Malazan Book of the Fallen (a série de fantasia que mais bajulo) com The Crippled God, não vimos muitos sinais de vida do senhor Erikson. Até que… bom, não é muito impressionante e não é um livrinho da Subterranean (como está na moda), mas ainda é alguma coisa.

Com seu colossal peso de trezentas páginas, The Devil Delivered And Other Tales é um livro de contos com três contos. Francamente… Três contos? Steven Erikson é um escritor ainda mais compulsivo que o Brandon Sanderson, e vejam que o Sanderson conseguiu escrever um livro de cento e poucas páginas em um voo dos EUA para a Inglaterra. O curioso sobre The Devil Delivered a.o.t. é que aparentemente os três contos são sátiras. Malazan Book of the Fallen é, para ser bem básico, uma versão mais extrema d’As Crônicas de Gelo e Fogo. Como seria se George R.R. Martin decidisse escrever comédia? Certo, não deve ser algo nem próximo disso, mas não li outros livros do Erikson, o que me deixa com só um modelo para comparação.

Enfim, valeu só pela chance de bajulação. (modo malazan bitch desligado)

Alif the Unseen (G. Willow Wilson)

Alif

Nosso “genericão” da vez, e não estou sendo pessimista, mas ainda acho que merece uma citação. Alif the Unseen é mais um livro sobre um super hacker sendo perseguido por forças maiores que ele mesmo. O diferencial: é ambientado no Oriente Médio (que diferencial!). A sinopse segue nesse ritmo até que… um livro antigo entra na história, então há uma reviravolta de fantasia. Deixou de ser o “genericão” da semana.

Alif the Unseen é a história de um hacker fugindo de um super software, ou humano, caçador de hackers conhecido somente como “The Hand”, mas com a ajuda de algumas criaturas mágicas de um antigo livro árabe chamado, bom, você consegue adivinhar. Parece até legal, e as críticas são no geral bem positivas, mas tenho um certo receio quanto a como o autor retrata o Oriente Médio. Afinal, se o autor não fizer um trabalho de pesquisa muito bom isso pode acabar como só mais um livro sensacionalista sobre o mundo árabe.

Também disponível para Kindle e em Audiobook

Some Kind of Fairy Tale (Graham Joyce)

Some kind of fairy tale

“Um conto de fadas visto do ponto de vista dos céticos” talvez seja a melhor frase para resumir a sinopse. Mas antes disso falemos do autor. Graham Joyce é um autor bem premiado, com vários livros publicados e um estilo peculiar. A primeira vista ele parece um autor de horror, mas no geral classificam-no como autor de fantasia e na wikipedia até falam em realismo fantástico e weird. Ninguém falou de New Weird, graças a Deus (sei que o VanderMeer é quem decide quais são os autores do New Weird, mas, por alguns dos livros dele, o Joyce até que poderia estar no clubinho).

Já olho para esse tipo de livro conto-de-fadas-moderno com alguma dúvida desde que Catherynne M. Valente chegou devastando tudo com o mythpunk. Afinal, ela é o modelo máximo de como destruir contos de fadas e mitos (no melhor sentido possível, é claro). Sem querer parecer muito fútil, mas o número de prêmios do Graham Joyce já é quase o suficiente para acabar com essa dúvida.

Ainda não falei da sinopse. Em uma bela véspera de Natal, Peter Martin chega à casa de seus pais e encontra sua irmã esperando-o. Sua irmã desaparecida vinte anos antes quando brincava no bosque ao lado de casa. E ela não envelheceu nem um pouco. E está contando histórias meio loucas permeadas de fadas para explicar seu sumiço. E há algo errado com o bosque. Um conto de fadas moderno, eles sempre parecem muito mais sinistros quando inseridos em um cenário realista. O que me interessou nesse foi o contra ponto psicológico, ou melhor, psiquiátrico para o conto de fadas.

The Orphanmaster (Jean Zimmerman)

The Orphanmaster

Ficção histórica. Afinal, se não tem steampunk, precisamos de uma ficção histórica, sem um dos dois nenhuma semana está completa.

Jean Zimmerman é uma autora que se dedica em retratar a situação da mulher em Nova Iorque ao longo dos séculos. Tomara que o livro não se trate só disso. Em The Orphanmaster, o cenário é Nova Amsterdã  no ano de 1663, onde estão ocorrendo diversos desaparecimentos de órfãos. O resto é bem previsível, um romance entre uma personagem feminina forte e um espião galante mas sensível dentro de um thriller. E há crianças sendo mortas de formas brutais. Que deleite.

Mas é uma ficção histórica, o mais importante é o cenário, que parece muito bem pesquisado e descrito. Pena que o enredo não parece nada muito além do típico.

Também disponível para KindleKobo e em Audiobook

Estou Lendo

Ao longo da semana adicionei mais um livro à pilha de leituras: Cinco Luas, de um tal de Ronaldo Cavalcante. Pretendo entrar em modo berserk e cortar essa pilha pela metade ao longo da próxima semana. Lendo as primeiras 50 páginas de Cinco Luas, fiquei realmente agradecido por estar errado em minha primeira impressão meses atrás, ou melhor, em minha primeira falta de impressão meses atrás. Diferente do que a sinopse que parece querer somente deixar o leitor perdido nos leva a acreditar, Cinco Luas não é uma ficção científica, mas sim uma fantasia com alienígenas.

Ronaldo, parabéns por escrever uma boa introdução para o livro usando uma narrativa no presente, não no passado. O clima foi bem cinematográfico e não pareceu uma narração de jogo de futebol, como eu esperaria. Deixarei o resto no ar, porque prefiro ler mais umas cem ou duzentas páginas antes de comentar mais a fundo.

E parece-me que a ideia de acabar tudo no sábado falhou. Novamente.

Essa é a última tentativa. Se na próxima semana o horário não for cumprido, mudo o dia padrão para domingo permanentemente.

Agradeço a todos pela paciência e por suas presenças!

Até a próxima semana, para mais uma viagem pelos Reinos Subterrâneos!

Vão em paz e que sejam mais pontuais que eu.

Menções Honrosas

ExistenceThe Reckoningterminal point



Categorias: Notícias Subterrâneas
Tags: , , , , , , , , , ,

Lorde Worth

Caçador de Hobbies exóticos, leitor obsessivo e jogador compulsivo.

4 Comentários sobre Notícias Subterrâneas: Semana 38

  1. Ronaldo Cavalcante @RonaldoCav

    Mas você tá rabugento, hein? hahahaha “ah, leiam os posts anteriores.”

    Nossa!! The Long Earth é um alucinógeno por si só, não é?
    Nunca li uma obra somente do Pratchett, apenas Belas Maldições que eles escreveu com o Neil Gaiman… e achei simplesmente um barato toda a história. Pra minha lista com esse aí…

    Livro de contos com três contos? PROMISSOR!

    hahahaha eu estou rindo desse Alif e não sei porque… kkk Mas leria por pura curiosidade. Mas suspeito que essas tais criaturas mágicas vão estragar tudo… :/

    Já atualizando que ainda não acabei com o Dragões de Eter… Posso dizer que vou adorar Some Kind Of Fairy Tale… e provavemente dos livros da Catherynne M. Valente, né?
    Concordo com você, Sr. Worth… os contos de fadas ficam mega sombrios quando retratatos dessa forma. (by the way mais interessantes… deviam ter me contado dessa forma quando eu era pequeno ^^)

    Dizem que o livro desse Ronaldo é bom mesmo ^^
    Sr. Worth, Cinco Luas só é classificado como ficção científica por falta de outro termo. SIM ele é muito mais fantasia… por isso EU sempre o apresento como um romance/ fantasia ou romance/ficção …(gênero/tema)… fico feliz que esteja gostando.

    Hahaha… “narração de jogo de futebol” Meu Deeeeus não tinha pensado nisso… Com o ritmo errado com certeza iria parecer mesmo. Tenho recebido comentários positivos sobre esse clima cinematográfico que vc fala… só cheguei a perceber com os feedbacks mesmo. Gostou do “roteiro” no presente? Eu também… ^^ No começo achei uma ousadia sem fim, hoje em dia não vejo de forma diferente… ^^

    Abraçoooo… vlw pelas notícias… troca logo pra domingo, cara, kkkkkkk

  2. Guto Vissoci

    Algum de vcs já leu/ouviu falar de “Locke & Key”? Quadrinho com roteiro de Joe Hill e arte de Gabriel Rodriguez.

    Acabei de ler um volume e estou embasbacado! Como é animal!

    (depois volto comentar o lançamentos da semana!)

  3. Ronaldo Cavalcante @RonaldoCav

    Não conheço, Guto. Nem pra vc colocar um link aqui junto, né? Kkkkkkk
    Vou procurar aqui… Vlw

    • Guto Vissoci

      Mil perdões, Ronaldo! É disso que eu to falando: http://www.amazon.com/Locke-Key-Vol-Welcome-Lovecraft/dp/1600102379/ref=pd_sim_b_5

      Aproveitando, não vou comentar os lançamentos dessa semana porque nenhum me animou muito.

      O que eu posso dizer é que eu pedi o 1o. volume daquela série 1632. Ela me deixou intrigado demais e os lançamentos que era prioritários ainda estão em pre-order. Depois que eu ler eu falo se é bom.

      Leitura, só terminei aquele livro que estava lendo, que fala mal de todos os ícones políticos da história da américa latina, e estou enrolando com alguns quadrinhos, esperando desde segunda o meu Dança com Dragões QUE NÃO CHEGA!!!!!! MALDITO SEJA, SUBMARINO!!! QUE VÁRIOS TORPEDOS ATRAVESSEM SEU CAMINHO, SEUS @#!@#$!@$!#@$

      (respirada profunda – 1, 2, 3, …)

      Bom, estou mais calmo. Até a próxima, pessoal!

Adicione um comentário