Notícias Subterrâneas: Semana 48

Escrito por: | em 10/09/2012 | Adicionar Comentário |

Saudações! Eu voltei! E com uma semana de atraso logo de cara! E sim, estou lançando o post uma semana depois mesmo, visto que minha conexão conspira malignamente desde segunda passada para me manter afastado da internet. Aqui é seu anfitrião, o ausente Lorde Worth, com a quadragésima oitava semana das Notícias Subterrâneas, sua fonte irônica de notícias literárias de ficção especulativa. Terror, fantasia, ficção científica, weird no geral e tudo que for novo e curioso.

Esta edição das Notícias Subterrâneas cobre os lançamentos de 26 de agosto a 1 de setembro, enquanto um post futuro ainda nesta semana falará da semana passada em si. Sim, em breve teremos outro post aqui. Vamos logo, o transubterrâneo se atrasou alguns dias e agora precisa ganhar tempo!

Lançamentos

Orthogonal Universe, livro 2: Eternal Flame (Greg Egan)

Eternal Flame

Muita dor de cabeça à primeira vista, mas desenterrando alguns conceitos de física básica não deve ser um desafio tão grande.

A série Orthogonal Universe retrata um universo em que o tempo funciona como uma dimensão de eixos simples no mesmo nível do espaço. Em outras palavras, deslocar-se no espaço e deslocar-se no espaço assumem o mesmo sentido. Com a redução, ou antes distorção, da noção de tempo, Greg Egan pôde mudar alguns sinais em equaçõezinhas menores que tem bem pouco significado. Coisas pequenas, como por exemplo permitir que plantas produzam sua própria luz ou inverter o cenário em que pela teoria da relatividade pessoas em um foguete acima da velocidade da luz veriam o tempo passando mais devagar. E se o segundo cenário foi invertido chegamos ao seguinte esquema.

Uma raça alienígena envia um foguete que deve viajar a uma velocidade suficiente para que a noção de tempo dos tripulantes se acelere, permitindo que cientistas descubram como salvar seu planeta natal condenado antes da chegada da hecatombe em si. Sem muitos detalhes de enredo, o ponto forte parece ser mesmo a distorção do tempo, então deixarei a prévia só com isso mesmo.

Zeuglodon (James P. Blaylock)

Zeuglodon

Lançamento da Subterranean Press, e ainda não esgotado. Zeuglodon é uma história que se passa no universo de The Digging Leviathan, no qual um oceano subterrâneo habitado por criaturas colossais se estende sob o oceano normal. Bem discreto, bem curto, bem rápido, a história de membros juniores da Guilda de São Jorge descendo ao oceano subterrâneo da terra oca em busca de um inventor sonâmbulo.

Realmente, parece bem simples, não tenho muito o que adicionar. Então falemos sobre James Blaylock, um dos pioneiros do Steampunk e amigo (e colaborador costumeiro) do Tim Powers. É, já foi o suficiente.

The Corpse-Rat King (Lee Battersby)

The Corpse-Rat King

É um livro da Angry Robot, o que já indica para onde o enredo vai, mas ainda assim me surpreendi com o quão mórbido- e não só engraçado -parece. Marius dos Hellespont é um oportunista que vaga por campos de batalha roubando pertences de cadáveres, até que é levado ao mundo dos mortos por espíritos de soldados e colocado frente a duas opções: encontrar um rei para os mortos ou se tornar mais um deles precocemente.

As críticas são positivas  no geral, mas tanto as negativas como positivas alertam para o quão… peculiar a narrativa é. Imagino que seja mesmo, com o narrador sendo um abutre como Marius a história deve ser bem sórdida. Fosse um pouco menor eu me arriscaria mais cedo, por enquanto vai para o fim da lista.

Legion (Brandon Sanderson)

Legion

O menor livro do Brandon Sanderson. Ver que o livro tem só 88 páginas me levou a pensar “será que ele tomou jeito?”, mas uma pesquisa rápida trouxe à luz o fato de que foi escrito em um único voo longo (talvez em guardanapos). É um lançamento da Subterranean, ou seja, uma edição deluxe que talvez já esteja esgotada.

O protagonista é  um herói com múltiplas personalidades, cada uma com habilidades únicas, daí o nome Legion. Alguém comentou por aí que a Marvel já fez isso antes, ao que o Sanderson deu a ótima resposta de que “a Marvel e a DC já escreveram todos os super-poderes possíveis antes”, e isso é o suficiente para que eu não reclame. A breve saga de Stephen Leeds é voltada para a busca de um cientista responsável por criar um equipamento que pode mudar a história da humanidade.

Parece simples, e considerando que foi escrito tão rápido não poderia esperar muito mais, mas é um livro do Sanderson e ainda que ele não escreva coisas monstruosamente inovadoras ou conceitualmente desafiantes, também nunca escreve algo descerebrado. Com certeza há longas considerações sobre confiança, amizade, o espírito das leis, a condição humana, a natureza do tempo, et cetera, et cetera, tudo aquilo que li nos últimos meses em Mistborn e Stormlight Archive. Falando nisso, agora que A Memory of Light está em vias de sair, o Sanderson devia parar de escrever novellas e noveletes para começar logo Highprince of War (ou outro título caso ele mude de ideia).

Lady of the Shades (Darren Shan)

Lady of the Shades

Livro do Darren Shan, autor que tem um livro adaptado no cinema e uma série infanto-juvenil premiada sobre vampiros. Consegui despertar algum preconceito? Independente da resposta, vamos à sinopse, que falará por si mesma.

Ed, nosso protagonista de nome extenso, é um autor americano (lembrem-se, Darren Shan é irlandês) em busca de inspiração. Assim chega à sua vida Andeanna Menderes, (adivinhem) o interesse romântico da história, que está ligada ao submundo de Londres e coloca Ed em perigo. Apesar de parecer simples demais, no final da sinopse há uma sugestão de que o real e o imaginário estão se confundindo na vida do Ed, e como sabem gosto desse tipo de livro. Assim chega ao posto de Tapa-Buraco da Semana o novo livro de Darren Shan.

Estou Lendo

Na verdade sem o Estou Lendo da semana. Acabamos por aqui este post atrasado que na verdade é a primeira parte das Notícias da semana. Logo mais volto com as considerações finais, menções honrosas e diário de leitura.

Até em breve.



Categorias: Notícias Subterrâneas
Tags: , , , , ,

Lorde Worth

Caçador de Hobbies exóticos, leitor obsessivo e jogador compulsivo.

2 Comentários sobre Notícias Subterrâneas: Semana 48

  1. Guto Vissoci

    E, quando eu entro no site para reclamar da ausência das notícias subterrâneas, sou surpreendido pelo seu retorno! Que os Deuses, Velhos e Novos, derramem bençãos sobre você por isso, Lorde Worth!
    Bom, agora vou ler o post, depois retorno comentar!

  2. Ronaldo Cavalcante @RonaldoCav

    Que bom ver você de novo, Lorde.
    Você também, Sor Vissoci.

    Volto depois tambem… abraços!

Adicione um comentário