Notícias Subterrâneas: Semana 49

Escrito por: | em 28/09/2012 | Adicionar Comentário |

Olá a todos! Lorde Worth chegando atrasado com mais uma edição atrasada das Notícias Subterrâneas. Retornando à corrida para escrever os posts atrasados, este cobre os lançamentos de 2 a 8 de setembro. Com isso ainda estou devendo dois posts, que provavelmente sairão logo do forno (não percam a esperança, não percam a esperança…). Independente do ritmo dos atrasados, no domingo não deixarei de escrever o relatória desta semana.

Lançamentos Americanos

The Map of Time, livro 2: The Map of Sky (Felix J. Palma)

The Map of Sky

El Mapa del Tiempo foi lançado em 2008, ganhou alguns prêmios e em 2012 foi publicado em mais de trinta países. Em algum momento anterior de 2012 El Mapa del Cielo foi lançado sem que eu sequer me lembrasse da sua existência. Agora foi publicado em inglês e despontou no meu radar. Deslize meu, o sucesso da série está sendo mais que considerável. E não é para menos.

Para poupar a todos de spoilers, falemos de Map of Time, o antecessor. Primeira e talvez única informação de enredo necessária para discursar sobre Map of Time: H.G. Wells é o protagonista (isso, aquele cara que escreveu A Guerra dos Mundos, O Homem Invisível, A Máquina do Tempo et cetera). H.G. Wells é colocado para investigar alguns casos de acidentes com viajantes no tempo e acaba envolvido em uma trama para matar autores de obras famosas e roubar suas criações. As sinopses por aí tem muito mais informações, mas por mim poderiam acabar nesse ponto.

The Dirty Streets of Heaven (Tad Williams)

The Dirty Streets of Heaven

Mais uma peripécia do Tad Willians, o autor que escreveu desde o primeiro livro atraente mostrando um mundo fantástico (ou uma distorção do nosso) do ponto de vista de gatos até a profunda e multifacetada série Otherland. Além de Shadowmarch, perto da qual nunca cheguei, mas que atraiu um público considerável nos últimos anos. E mais uma coisa, também Memory, Sorrow and Thorn.

Gosto de Otherland e de livros épicos com gatos (altas revelações nas Notícias Subterrâneas), por conseguinte gosto do Tad Willians. Certo, paro a bajulação por aqui.

Agora prepararei minha chibata para descascar The Dirty Streets of Heaven. O protagonista é um anjo (a capa é bem literal) chamado Bobby Dollar (preciso comentar?), responsável por levar almas adiante e com alguns problemas pessoais incluindo um estagiário curioso demais. Fora os pequenos problemas pessoais de Bobby, há os fatos de que os seus superiores estão segurando informações possivelmente importantes, de que o inferno está irado por um pequeno fenômeno suspeito com algumas almas e de que um morto-vivo vingativo está rondando as ruas da Terra. Esquecendo o nome e algumas coisinhas nessa sinopse, a ideia geral parece boa, além do que, já falei de Damnation for Beginners (a versão bizarra do inferno em Deepgate Codex), preciso de uma versão bizarra do paraíso para combinar.

John Saturnall’s Feast (Lawrence Norfolk)

John Saturnall's Feast

 Aquele livrinho escolhido para destoar mais dos sci-fi e fantasia de raiz, John Saturnall’s Feast é um romance “histórico” sobre comida. Ou melhor, sobre um cozinheiro. Por tabela é sobre comida. É claro que o cozinheiro em questão é John Saturnall, um órfão que, crescendo como ajudante de cozinha em uma mansão rica, torna-se um cozinheiro célebre. Antes disso, há um desafio a ser superado (qual seria a graça se não houvesse?): a petulante filha do chefe de John. Lady Lucretia está em greve de fome até que seu casamento seja cancelado, e cabe a John criar um prato que a faça quebrar seu voto.

Fiquei curioso quanto a esse pelo nível de detalhamento que as reviews acusam e pela riqueza geral do vocabulário (li esse comentário mais de uma vez). Para os fãs de culinaria…

The Emberverse, livro 9: Lord of Mountains (S.M. Stirling)

Lord of Mountains

Não comentei sobre isso com o Tad Williams, mas uma prova do quão bem um autor vende é o tamanho do seu nome em relação ao título do livro na capa. No caso do S.M. Stirling é impossível olhar para o título antes de ver o nome colossal no topo do livro. Curioso é que eu conhecesse o S.M. Stirling por uma infinidade de outras obras, mas não por The Change, que dispara na frente de todas as outras em número de livros.

The Change pode ser dividida em duas séries menores de acordo com o lado do tempo sobre o qual o livro fala. Ah, claro, o evento The Change dentro da série The Change é uma ocorrência misteriosa na qual as tecnologias modernas falham e tornam-se inúteis enquanto a sociedade retorna a formas mais primitivas (leia-se feudais) de organização. No mesmo universo há o desaparecimento da ilha de Nantucket, transportada de volta à Idade do Bronze. A primeira divisão da série é entre a trilogia de Nantucket e a série Emberverse, que fala do mundo pós-Change em uma trilogia inicial imediatamente após a catástrofe e uma série maior passada 22 anos depois. Lord of Mountains é o sexto livro da segunda parte de Emberverse. Só para explicar a separação já falei o suficiente sobre a série, imagino.

Lançamentos Britânicos

The Quantum Thief, livro 2: The Fractal Prince (Hannu Rajaniemi)

The Fractal Prince

Coloquei na lista por ler Fractal. Deem dois minutos de vantagem enquanto leio a sinopse e faço uma pesquisa relâmpago. … … Ótimo. Sequência de The Quantum Thief, The Fractal Prince continua uma série de hard sci-fi (sci-fi realmente baseado em ciência, não “fantasia futurista”, não sei se deveria traduzir como “sci-fi sólido”) baseada em assaltos feitos por pós-humanos.

O pós-humano em questão é Jean le Flambeur, um assaltante de mentes, que inicia a obra preso em uma prisão virtual jogando um interminável jogo de charadas contra outras versões de si mesmo. A partir daí, histórias de assaltos (heist movies!), sabemos por onde a onda vai. Como ao longo deste ano já me impressionei com Final Empire, estou dando crédito para livros de assalto em cenários criativos, e caso consideremos que o primeiro livro tem “quantum” no título e o segundo “fractal”, dou mais crédito ainda. Claro, hard sci-fi sempre é uma faca de dois gumes, torço para que a história e os personagens tenham um desenvolvimento bom além do ponto em que só servem de ferramenta para que o autor mostre como consegue distorcer teorias físicas.

Menções Honrosas

Dangerous EvolutionSlow Apocalypse



Categorias: Notícias Subterrâneas
Tags: , , , , , ,

Lorde Worth

Caçador de Hobbies exóticos, leitor obsessivo e jogador compulsivo.

Comentário sobre Notícias Subterrâneas: Semana 49

  1. Guto Vissoci

    Lord Worth!
    Esse Mapa del Tiempo já saiu em português! Comprei por impulso no final do ano passado, numa visita a uma livraria.
    Comecei a ler, mas o começo foi meio arrastado… acabei deixando de lado para voltar a lê-lo em outra ocasião. Acho que antes dele tinha lido algo muito corrido ou então tinha algo que queria demais ler, o que acabou prejudicando minha leitura. Mas, depois dessa, acho que vou dar mais uma chance logo e depois comento aqui, blz?

Adicione um comentário