Notícias Subterrâneas: e uma nota póstuma.

Escrito por: | em 01/10/2013 | Adicionar Comentário |

O Transubterrâneo chega à plataforma para outro tour pelos Reinos Subterrâneos da literatura! Mas antes, façamos um momento de silêncio pelo natimorto post do Lord of the Samples da semana passada. … Pronto. Pois bem, eu tinha uma fé cega na previsão de que o ebook de The Scroll of Years sairia ao longo da semana passada. Até onde eu sabia, sairia na terça. Mas a previsão era uma falácia sem coração, e quando me dei conta disso já era sexta-feira. Assim, ficamos sem post. Garanto que o post sairá assim que o ebook estiver disponível (fico devendo). Agora podemos seguir adiante e adentrar nosso informativo de lançamentos da quinzena (como a lista é grande, serei breve nos comentários).

16~30/09   Começando com alguns destruidores de quarteirões, temos Doctor Sleep**^(Stephen King) – uma pretensa continuação de The Shining. Creio que muitos estão de olho nisso há algum tempo e já têm suas previsões loucas para o livro. Se você, pacato leitor, não estava a par disso, sugiro que leia a sinopse e forme uma teoria louca antes que as fanboy wars comecem a esquentar. As opiniões que li até o momento estavam polarizadas, mas estou suficientemente esperançoso para arriscar ler os primeiros capítulos.

Na sequência, The One-Eyed Man**^ (L. E. Modesitt Jr.), que não é um verdadeiro “destruidor de quarteirões”, mas tem a melhor capa da quinzena. Ou seja, quase a mesma coisa. A bem da verdade, coloquei-o logo no começo porque estou chocado com a existência de um livro do Modesitt sem Imager  no título. Ha-ha. E a história parece (minimamente) decente, englobando sci-fi e conflito ecologia-economia em algo que pode ser mais um sci-fi ambientalista… Ou uma obra curiosa centrada em construção de mundo (o protagonista não parece muito interessante). E temos Neil Gaiman à vista! Fortunately, the Milk**^ (Neil Gaiman) é mais uma história infantil, mas bem sabemos que o Gaiman é mais que competente nessa modalidade.

Doctor SleepThe One-Eyed Man: A Fugue, With Winds and AccompanimentFortunately, the Milk

 Para a segunda rodada, separei os cliché-benders. Começamos com Steelheart**^ (Brandon Sanderson), que faz uma versão dark da história típica de super-heróis: sobre-humanos dominando o mundo com seus poderes. Sim, isso está sendo repetido pela enésima vez. Mais um livro secundário do Sanderson, nada mais (proponho o movimento Mistborn Já!).

The Ryiria Chronicles, livro 2: The Rose and the Thorn** (Michael J. Sullivan), por outro lado, vem com todo o peso das séries de Ryiria para fazer com que eu me sinta mal por ainda não ter começado Revelations. Recuso-me a ler a sinopse, ainda quero passar por essa série sem spoilers.

Vicious ** (Vitoria E. Schwab), por fim, nos leva de volta aos super-heróis. E parece melhor que o Steelheart, com a proposta de fazer um twist na relação herói-vilão.

Sem muito a acrescentar, não me interessou muito e nenhuma review contribuiu para uma opinião diferente.

Steelheart The Rose and the Thorn Vicious

Subterranean Press à vista! Aqui o Transubterrâneo se vê em terras muito familiares. Passando pelo luxuoso Hall das Exclusividades, apresento-lhes dois livros que provavelmente já estão esgotados (é sempre assim, não?). Jewels in the Dust (Peter Crowther) e How the World Became Quiet (Rachel Swirsky) são coletâneas de contos. Como contos não dão uma margem considerável para prévias, vou me ocupar de passar a ficha dos autores. Peter Crowther (wikipedia me ajude) tem mais destaque em seu trabalho editorial, tendo organizado diversas antologias genéricas, algumas interessantes e a muito chamativa série Postscripts. No mais, ele parece ser muito hábil e versátil com contos e não me chama nenhuma atenção com romances completos. Rachel Swirsky, por sua vez, é uma autora que reconheço de outras antologias sem ajuda da wikipedia. Ei, acho que li algo dela na Tor.com

É, li mesmo (obrigado, internet).

Enfim, ela ganhou um Hugo e um World Fantasy com uma novela, já me convence a investir no livro. Que estou dizendo? Esses dois estão saindo pela Subterranean, já têm um voto de confiança.

Jewels in the DustHow the World Became Quiet

Chegando ao fim, nossa próxima parada é naquelas regiões mais incertas da ficção especulativa, com classificações duvidosas que nos fazem lembrar o porquê de termos um termo tão vasto como “ficção especulativa” no arsenal.

The Incrementalists**^ (Steven Brust & Skyler White) é meio história secreta, meio romance de máfia, meio ficção científica e meio cansativo. Valendo-se de mudança de personalidade para reescrever as regras do romance de imortais, The Incrementalists pode fazer um estrago grande só com repetição de benders antigos… mas prefiro acreditar que será mais interessante que isso – a capa está competente.

Delia’s Shadow** (Jaime Lee Moyer) WikiWorld (Paul Di Filippo) é o próximo Lord of the Samples. Sem atrasos desta vez. Detalhes sobre ele daqui a alguns dias.

The IncrementalistsDelia's Shadow

Sci-fi, por fim. Só uma parada muito breve por aqui. Temos no cardápio dois livros de grandes mestres do gênero, mas nessas horas sinto com peso o quão leigo sou na área (minha formação é com fantasia sombria e épica). Em linhas gerais, ambos são hard sci-fi e podemos parar por aqui. Com algum detalhamento… Poseidon’s Children, livro 2: On the Steel Breeze (Alastair Reynolds) trata de colonização espacial e a sinopse para por aí. Proxima** (Stephen Baxter) é do Stephen Baxter.

Stephen Baxter.

Stephen Baxter.

A mensagem está clara? (http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/Anvilicious) Eu amo os livros do Stephen Baxter.

Em Proxima, o cenário é o fim do universo, observado por um vasto intelecto galático. Em flashback, no passado distante, o enredo narra a colonização de Proxima IV por seres humanos. Hard Sci-Fi em sua forma mais forte, mais uma obra do Stephen Baxter (e repito quantas vezes for preciso).

On the steel breezeProxima

 

Retornamos assim à estação. Foi uma breve longa viagem que me custou alguns dias revirando listas. Céus, as listas!

Peço perdão pelo atraso e pela falta de post na semana anterior, e garanto que o próximo post estará no site no dia marcado.

Obrigado a todos pela presença; deixem seus comentários nessas terras áridas sob o post. E até o próximo domingo.



Categorias: Notícias Subterrâneas
Tags: , , , , ,

Lorde Worth

Caçador de Hobbies exóticos, leitor obsessivo e jogador compulsivo.

Adicione um comentário