HQ e Animação: As Aventuras de Tintim

Escrito por: | em 31/10/2017 | Adicionar Comentário |

Criado em 1929 pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé (1907 – 1983), Tintim é o personagem principal de série de historias em quadrinhos “As aventuras de Tintim”. Teve seu primeiro álbum lançado em 1929 com Tintim no pais dos sovietes e o ultimo lançado completo em 1976 com o titulo Tintim e os Pícaros, e em 1983 o álbum inacabado Tintim e a Alfa-arte.

Tintim é um jovem repórter de espirito aventureiro e corajoso, com a personalidade extremamente nobre. Viajando pelo mundo em uma investigação jornalistica por vezes somente por estar no lugar certo ou errado na hora precisa. Tintim passa pelas mais diversas aventuras, envolvendo desde organizações criminosas, conspirações governamentais, investigações cientificas e muitas outras situações, outras características do personagem seriam sua inteligência, bondade inerente e a qualidade de ser muito bom de briga.

Outros personagens importantes na série são o fiel cãozinho Milu, um Fox Terrier de pelos brancos, de personalidade as vezes tão heroica quanto o próprio Tintim, e com um nível de inteligência quase humana, acompanha Tintim a série toda, o Capitão Archibald Haddock ou simplesmente Capitão Haddock, ex capitão da marinha mercante francesa e também ex alcoólatra. O Capitão é uma pessoa de muito bom caráter e também por vezes bastante mal humorado, e conhecido também por sua frases celebres como “ Com mil raios e trovões”.

Outro personagem de bastante importância é o Professor Trifólio Girassol (Tryphon Tournesol no original) um cientista/inventor praticamente surdo. Grande amigo de Tintim e do Captião Haddock, entende tudo equivocadamente quando falam com ele devido a sua condição, e muitos outros como os detetives Dupond e Dupont (eles não são irmão), a cantora de opera Bianca Castafiore e por ai vai.

E como toda boa série de aventura não podem faltar os vilões, Roberto Rastapopoulos é um milionário mafioso desprovido de escrúpulos considerado como o maior vilão da série, o Coronel Sponsz o chefe da policia secreta do pais fictício Borduria, e muitos outros.

E não podendo nos esquecer do na minha humilde opinião, um dos melhores desenhos animados já feitos As Aventuras de Tintim de 1991 produzido pela produtora Nelvana e o estúdio de animação Elipse Animation em nome da Hergé Foundation, contando com 3 temporadas e 39 episódios, exibidos por aqui no inicio dos anos 90 da TV Cultura, sendo o primeiro contato que muitas pessoas tiveram com a série. Contando com uma abertura inconfundível, com uma excelente animação e adaptando quase todos os álbuns lançados por Hergé, o desenho segue muito o roteiro apresentado na série em quadrinhos, com exceção de alguns episódios, o mais modificado sendo o ultimo Tintim na América.

A série também conta com algumas polêmicas, principalmente referente à alguns dos álbuns, contando com acusações de racismo, crueldade com animais e o próprio Hergé sendo acusado de simpatizar com o nazismo durante a ocupação da Bélgica na época da segunda guerra mundial, muitos dos supostos preconceitos podem se explicar devido conceito da época, que era com certeza diferente dos padrões de hoje. Hergé até modificou algumas coisas por achar que havia representado erroneamente alguma coisa, quanto aos nazistas o material que eles aprovavam na época não continha nada a contra ou a favor deles.

Tintim também teve uma outra série animada com menos destaque de 1961, diferente do desenho de 1991 era bem diferente dos álbuns originais de Hergé, teve 3 filmes para cinema durante as décadas de 60 e 70, e um mais novo feito com animação em 3D em 2011 com o nome de As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne, foi dirigido por Steven Spielberg e produzido Peter Jackson que se revelaram como grandes fãs da série, infelizmente o filme não foi um grande sucesso e conta com alguns defeitos importantes como a ausência do Professor Girassol, os envolvidos anunciaram uma trilogia começando com esse filme mas a sequência, até o momento ainda não tem data para início da produção.

Antes de sua morte em 83 Hergé havia começado os esboços de um novo álbum intitulado Tintim Alfa-arte, com enredo envolvendo falsificação e contrabando de arte, crime organizado e assassinato. Infelizmente nunca foi terminado, e o ultimo desenho feito por Hergé e com uma arma apontada para Tintim, alguns dizem que o personagem iria morrer ali, mas eu particularmente acredito que não. Bob de Moor o ex-assistente de Hergé se ofereceu para terminar o álbum mas foi impedido de finaliza-lo pelos herdeiros do espólio de Hergé, mais tarde foi finalizado não oficialmente.

Tintim conta com uma grande quantidade de fãs até hoje, sendo considerada por muitos uma das melhores obras relacionadas a quadrinhos e animação criadas, incluindo a minha pessoa.

Com mil raios e trovões e até mais!!!



Categorias: Animação, Mangás e Quadrinhos
Tags: , , , ,

Kaíde Tavian

Somente um sobrevivente da grande guerra de 199X, com um bunker cheio de livros e filmes trash antigos sobrevivo a qualquer apocalipse!!