Tokusatsu: Kamen Rider

Escrito por: | em 10/10/2017 | Adicionar Comentário |

Um dos tipos mais antigos de tokusatsus, Kamen Rider é uma série criada pelo lendário Shotaro Ishinomori, e estreou a sua primeira temporada em 1971 no Japão com um total de 98 episodios.

A série original conta a história de um jovem chamado Takeshi Hongo sequestrado por uma organização secreta de terroristas chamada Shocker. A organização tem propósitos malignos, e submete Takeshi contra sua vontade a uma cirurgia para ser transformado em um ciborgue. Mas após a cirurgia, o jovem consegue escapar e passa a lutar contra a tal organização usando suas novas habilidades.

A série foi um sucesso e a franquia continua até hoje contando com varia temporadas e apenas hiatos esporádicos antes de começar uma nova temporada, normalmente com reformulações e novos arcos de histórias.

A maioria dos brasileiros teve o primeiro contato com o universo de Kamen Rider a partir de 1991 com a estreia de Kamen Rider Black ou Black Kamen Rider como ficou a tradução por aqui na antiga Rede Manchete.

Kamen Rider Black é a 8ª serie da franquia e estreou no Japão em 1987, e conta história de Issamu Minami (Kotaro Minami no original). Issamu e Nobuhiko são irmãos de criação desde o falecimento dos pais de Issamu em um acidente de avião. Os dois são sequestrados pela organização secreta Gorgon (sim, sempre tem uma nos mais antigos) e submetidos a uma cirurgia para serem transformados em ciborgues.

Os dois então deveriam se enfrentar e o vencedor sucederia o ser conhecido como Grande Rei, o líder e Deus dos Gorgon. Durante a cirurgia é implantada no corpo de Issamu a pedra do Sol e no de Nobuhiko a pedra da Lua. Das pedras vêm o poder para eles se transformarem em Kamen Riders, apesar de Nobuhiko nunca ser chamado assim. Issamu consegue escapar com a ajuda do pai adotivo, que também era um membro da organização, o jovem passa a combate-la enquanto descobre como utilizar seus poderes recém adquiridos.

Organizações secretas eram comuns nas séries da era Showa, as séries e filmes que começam com Kamen Rider em 1978 até o filme Kamen Rider J de 1994.

Depois de um hiato de 5 anos em janeiro de 2000, Kamen Rider volta a ser produzido com a nova série Kamen Rider Kuuga, dando início a chamada era Heisei, mas o que seriam Showa e Heisei? Esses termos têm origem nas eras japonesas e seus respectivos imperadores. Os Kamen Riders da era Heisei vão de Kuuga (2000) até o mais atual Build (2017).

A franquia então conseguiu se renovar e continua forte até hoje, muitos fãs tem medo de acompanhar os Riders da era Heisei por algum preconceito qualquer, seja por não conterem alguns elementos dos mais antigos, aparência e tom. Apesar das séries novas manterem muitos elementos ainda dos mais antigos, como é o caso dos olhos nos capacetes.

Da minha parte também houve receio. Procurei um que disseram ter um final mais “sombrio” que foi o Kamen Rider Blade (2004) e acabei gostando muito, e resolvi então dar uma chance para todos os outros, atualmente acompanhei até Kamen Rider Gaim (2013).

Como última parte do artigo, gostaria de recomendar algumas das séries que me agradaram mais ao longo da história dos Kamen Raiders.

Kamen Rider V3 (1973): Excelente série, muitos dos clichês vêm dela por ser tão criativa.

Kamen Rider Amazon(1974): Uma mistura de Tarzan com Kamen Rider, considerada uma das séries mais violentas, se não for a mais violenta dos Rider da era Showa. Infelizmente uma das mais curtas, com poucos episódios.

Kamen Rider Black (1987): Não precisa de apresentações, uma das poucas transmitidas no Brasil.

Kamen Rider Agito (2001): Tem uma história muito bem feita e envolvente, centrada em poderes psíquicos.

Kamen Rider Ryuki (2002): Apesar de ter um clima mais de comédia, as vezes revela um lado mais sério também. A primeira que contém vários Riders lutando entre si.

Kamen Rider Kiva (2008): A série tem elementos de filmes clássicos de terror como vampiros, lobisomens, o monstro de Frankenstein e etc.

Kamen Rider W(2009), tem como premissa uma agência de detetives.

Kamen Rider Amazons (2016 e 2017, 2 temporadas), inspirada na série Kamen Rider Amazon de 74, lançada direto para a internet. Bem diferente das outras séries Rider, extremamente violenta e voltada para um público mais adulto.

Para assistir é um pouco complicado, já que a única disponível no Brasil é o Black e o RX. As outras tem chance quase zero de chegarem por aqui oficialmente, então o jeito é através de fansubs (grupos de fãs que legendam e disponibilizam os episódios) que podem ser encontrados com alta qualidade pela internet.

Kamen Rider é uma série que para quem gosta de heróis e altas aventuras podem ter certeza que não vai se decepcionar.

Henshin e até mais.




Categorias: Curiosidades, Diversos, Outras Mídias, Tokusatsu
Tags: , , , ,

Kaíde Tavian

Somente um sobrevivente da grande guerra de 199X, com um bunker cheio de livros e filmes trash antigos sobrevivo a qualquer apocalipse!!

Adicione um comentário