Pro-Wrestling (Luta Livre) na TV

Escrito por: | em 17/10/2017 | Adicionar Comentário |

No começo da década de 90, na extinta rede manchete durante o boom que foi a exibição inicial dos Cavaleiros do Zodiaco, um programa me chamou a atenção, um programa chamado Super Catch, o programa mostrava lutas de wrestling, como é chamado nos EUA, mas no Brasil chamamos simplesmente de luta livre.

O programa era narrado por Carlos Valadares (que era um narrador e jornalista esportivo, falecido em 2012) e com Bob Léo (lutador de luta livre nacional) nos comentários, na verdade o programa era uma versão editada com várias lutas da então  WWF (World Wrestling Federation) hoje conhecida como WWE (World Wrestling Entertainment), o nome Super Catch é uma alusão a um antigo programa de luta livre brasileiro chamado Telecatch.

Na época tinha pouco conhecimento sobre luta livre e os lutadores mais conhecidos, o que eu mais conhecia na época era o lutador Hulk Hogan, conhecia mais pelos papeis em filmes e séries do que em programas de luta livre, mas as lutas exibidas no Super Catch eram após o auge de Hogan na WWF, portanto, para a minha pessoa, era tudo inédito.

Era como se fosse brigas entre estereótipos e profissões, tinha o coveiro (hoje em dia conhecido como um dos mais famosos wrestlers de todo os tempos, The Undertaker) enfrentando o gari (Duke The Dumpster), o palhaço (Doink The Clown) vs o nativo americano (Tatanka), o mulherengo (Shawn Michaels) vs o motoqueiro (Diesel).

Na época mal sabia que aquelas lutas e “personagens” faziam parte de algo muito maior, que já existia a muito tempo e perdura até hoje, com milhares de fãs ao redor do mundo.

Hoje a WWE, que já era uma empresa grande na época é uma das marcas mais conhecidas no mundo, e os lutadores, personagens ou superstars como são chamados atualmente, muitos dos quais ainda estão na ativa desde a época do Super Catch e alguns de até antes, a empresa foi o ponto inicial de muitas figuras conhecidas do grande público, talvez os mais conhecidos sendo, Hulk Hogan, The Rock (Dwayne Johnson), e outros como Brock Lesnar que também luta no MMA.

Dentro do mundo da cultura pop vários lutadores já serviram de inspiração para inúmeros personagens como por exemplo André The Giant – Hugo (Final Fight/ Street Fighter), Big Van Vader – Raiden/ Big Bear (Fatal Fury) entre muitos outros.

Wrestling também conta com uma quantidades jogos muito grande, tanto do passado como o Saturday Night Slam Masters para Super Nintendo e Mega Drive, e atuais como WWE 2K18 para PS4 E Xbox One.

E é claro os filmes estrelados ou com participação de lutadores ou ex lutadores como The Rock que fez dezenas de filmes e vai interpretar o vilão Adão Negro da DC comics em um futuro próximo,  e Dave Bautista que trabalhou recentemente em Guardiões da Galáxia, Blade Runner 2049 e 007 Contra Spectre, só para citar alguns.

Se você quiser assistir pro-wrestling aqui no Brasil, você pode acompanhar atualmente pelo canal de TV por assinatura Fox Sports para programas da WWE e pelo canal de TV aberto Esporte interativo onde exibem alguns programas da empresa rival da WWE a TNA, ou então assinando o serviço WWE Network e tendo acesso ao conteúdo deles, para ver shows relacionados as empresas independentes somente pela internet.

Um pilão giratório para vocês e até mais.



Categorias: Curiosidades, Outras Mídias
Tags: , , , ,

Kaíde Tavian

Somente um sobrevivente da grande guerra de 199X, com um bunker cheio de livros e filmes trash antigos sobrevivo a qualquer apocalipse!!