Animação: Os Piratas de Águas Sombrias

Escrito por: | em 06/11/2017 | Adicionar Comentário |

Ren, o filho de Primus é um jovem príncipe do agora destruído reino de Octopon que já foi o maior e mais avançado reino do planeta. Ren por obra de uma força maior, encontra seu pai desaparecido a 17 anos a beira da morte na praia em frente ao farol aonde havia sido criado, Primus antes de morrer lhe revela a sua verdadeira identidade e a sua missão de encontrar os 13 lendários tesouros do reinado com a ajuda de uma estranha bussola, Ren recebe a espada quebrada de seu pai (que tinha tudo para ser reforjada como uma certa espada em O Senhor dos Anéis), aceita a missão e parte então no navio Assombração (Wraith no original) em busca dos tesouros para salvar o planeta das misteriosas águas sombrias e restaurar o seu reino por direito.

Piratas de Águas Sombrias, é um desenho animado produzido pelo famoso estúdio de desenhos Hanna-Barbera ( de Jonny Quest e muitos outros), teve 2 temporadas entre 1991-1993 com 21 episódios (muito pouco infelizmente), criado por David M. Kirschner mais conhecido pelos filmes animados do ratinho Fievel e da franquia Brinquedo Assassino. Piratas foi exibido aqui no Brasil no inicio dos anos 1990 pela TV Globo e anos depois nos canais de TV por assinatura Cartoon Network e Boomerang.

A historia se passa no mundo de Mer, um mundo com 20 mares e uma fauna bastante diversa, desde macacos voadores a gigantescas serpentes marinhas conhecidas como leviatãs. O mundo de Mer é composto de muitas ilhas e uma grande quantidade de piratas, mas o mal que mais assola o planeta são as águas sombrias, uma substância negra que lembra petróleo, parece ter vida própria, inteligência e devora praticamente tudo em seu caminho.

Ren é acompanhado por Niddler, um pássaro macaco que começa como inimigo, sendo ele um ex escravo do rei dos piratas Bloth. Ren liberta Niddler que o ajuda a escapar e acaba se tornando seu melhor amigo e um dos companheiros de aventura, os outros são Ioz, um caçador de tesouros e ex pirata da tripulação de Bloth , Ioz na verdade apesar de ganancioso, acaba se revelando uma pessoa de bom coração, e a ultima a se juntar ao grupo a guerreira Tula, que mais tarde descobre ser uma ecoapaziguadora (ecomancer no original) uma pessoa que pode manipular os elementos da natureza.

Já do lado vilanesco temos Bloth, o suposto Rei dos piratas, Bloth é um homem gigantesco e que comanda o também gigantesco e monstruoso navio Maelstrom. O seu objetivo é possuir todos os tesouros do reinado para comandar as águas sombrias e a conquista do mundo de Mer. Bloth manteve o Rei Primus preso por dezessete anos (caramba) é obcecado pela ideia de destruir tudo relacionado a linhagem real de Octopon, também é o vilão mais presente. O outro mais importante é o The Dark Dweller que aqui ficou conhecido com Lutador Sombrio, acho que o no mais correto na tradução seria habitante das trevas ou algo assim, o Lutador Sombrio é a fonte das águas sombrias que infestam o planeta, um ser extremante poderoso e maligno, com muitos servos demoníacos e com direito a até um culto lovecraftiano em seu nome, sua maior fraqueza e única maneira de derrota-lo de verdade são os 13 tesouros do reinado.

Talvez o desenho seja lembrado por alguns pelo jogo Beat ’em up lançado pela Sunsoft para Super Nintendo e Mega Drive. Era um jogo até difícil entre os beat ’em ups, mas bastante divertido de se jogar, também foi lançado em quadrinhos um minissérie de 9 edições em 1991.

A série infelizmente só tem 21 episódios e foi cancelada pela baixa audiência. Durante os episódios somente foram encontrados 8 dos 13 tesouros. Eu, particularmente, acho uma série muito interessante por respeitar a continuidade e possuir um tom mais sério, e também tem uma premissa de mundo muito interessante e com bastante potencial para desenvolvimento, sem vilões ridicularizados o tempo todo, algo que era muito comum nos desenhos antigos, e contando até com algumas mortes, a chance de ver o final dessa historia são muito poucas, tristemente somente na imaginação.

Jongo-longo e até mais!




Categorias: Animação
Tags: , , , , ,

Kaíde Tavian

Somente um sobrevivente da grande guerra de 199X, com um bunker cheio de livros e filmes trash antigos sobrevivo a qualquer apocalipse!!

Adicione um comentário