Anime: Mobile Suit Gundam

Escrito por: | em 27/11/2017 | Adicionar Comentário |

Criada e dirigida por Yoshiyuki Tomino, produzida pelo estúdio Sunrise, a série Mobile Suit Gundam teve 1979 como ano de sua estreia no Japão. Também conhecido como Gundam 0079 ou Gundam Original por ser o incio da franquia, com varias séries subsequentes, algumas se passando na mesma cronologia da original e outras em universos diferentes, a série original tem somente 43 episódios devido a sua exibição inicial ter alcançado uma baixa audiência.

Os seres humanos, devido ao alto numero de pessoas e o elevado nível de poluição no planeta Terra, começam a viver em grandes números no espaço graças as chamadas colonias espaciais, assim começa a era espacial e tem inicio um novo calendário a partir do ano UC (Universal Century) 0001, no ano 0058 a colônia Side 3 declara independência da Terra mas sem declaração de nenhum tipo de guera o violência, liderados por Zeon Zun Deikun é criada a República de Zeon mas em UC 0068, Zeon é morto secretamente pela tirânica família Zabi surgindo assim o Principado de Zeon.  O principado declara a independência violenta das demais colônias espacias da terra começando assim uma guerra que aniquilaria metade da raça humana. Após a mortes de tantos humanos, ocorre um curto período de paz até Zeon começar a produção dos primeiras armaduras móveis de combate, os mechas ou armaduras robóticas gigantes, os modelos Zaku. No ano UC 0079 Zeon declara guerra à Terra, começando a então depois chamada Guerra de Um Ano.

A Federação Terrestre em resposta começa o desenvolvimento do modelo RX-78-2 Gundam (o primeiro Gundam para nós espectadores), Zeon ataca a colônia onde estava sendo construído secretamente o Gundam com o intuito de roubá-lo ou destruí-lo, matando no processo a maioria dos oficias da federação e de civis da colônia. Como no momento do ataque dos Zakus não havia no local ninguém disponível para pilotar o Gundam e contra atacar, Amuro Ray, um jovem civil filho do projetista do Gundam, assume o comando do mobile suit branco e repele o ataque dos Zakus de Zeon. Não tendo outra escolha,  os oficias e civis são obrigados a fugir na recém construída e lançada nave de guerra da federação, a White Base, e Zeon passa a persegui-los por todo o caminho até a Terra, liderados muitas vezes pelo famoso piloto ás de Zeon, Char Aznable conhecido como O Cometa Vermelho.

Os personagens mais importantes da série, que se tornariam os arquétipos para muitos dos heróis e vilões das séries seguintes de Gundam, inclusive até as mais atuais, são com certeza: Amuro Ray, um jovem de 15 anos com excelente habilidades de mecânico que se vê obrigado a pilotar o poderoso e extremamente avançado para a época Gundam, no início mal conseguia combater outros pilotos com mais experiencia como Char, dependendo do poder superior do Gundam para vencer, mais para frente na série vai desenvolvendo suas habilidades e poderes de Newtype (o próximo avanço na evolução dos seres humanos, com mais capacidade mental e espacial) se tornando um piloto extremamente capaz e considerado, senão o melhor, um dos melhores da franquia inteira. Ele é o arquétipo de piloto jovem com mentalidade conflitante devido ao ambiente de guerra que é muito usado ao longo da franquia. O outro personagem é Char Aznable, na maioria das vezes vilão e por vezes anti-herói ou até mesmo um dos heróis da série. Char é um jovem de 20 anos considerado um piloto ás de mobile suits, é conhecido por usar uma máscara e pilotar mobile suits vermelhos o que lhe rendeu o nome de guerra “O Cometa Vermelho”. Char usa a máscara para esconder sua verdadeira identidade, na verdade ele é Casval Rem Deikun filho de Zeon Deikun o fundador da Republica de Zeon, usa a nova identidade e a máscara em busca de seu verdadeiro objetivo que é a vingança contra os Zabis pelo que fizeram com sua família, Char é o arquétipo para todos os vilões mascarados e com algum passado obscuro da franquia, se usar uma máscara, com certeza tirou alguma inspiração de Char.

Outro aspecto importante é claro que são os mobile suits, em particular o Gundam ou modelo RX-78-2 Gundam desenvolvido pela Feração Terrestre para combater os mobile suits de Zeon. Mais precisamente os modelos Zaku I e II, bastante avançados para a época. Zeon teve muitos problemas para conseguir combate-lo, diferente das séries seguintes a de 79 só apresentou um modelo de Gundam, e ele é a base para todos os outros Gundam que vieram depois, o que não são poucos.

Gundam teve como inspiração inicial o livro Tropas Estelares (1959) escrito por Robert A. Heinlein, o livro é considerado o grande popularizador dos chamados trajes ou armaduras de combate. Não eram tão grandes como os mobile suits da série Gundam mas o conceito era praticamente o mesmo, não só nesse aspecto mas também na parte relacionada ao militarismo e a vida e relacionamentos das pessoas em uma sociedade militarista.

Para quem gosta de mechas ou robôs gigantes ou como prefiram chamar, é uma série que eu recomendo bastante. Lembrando que é uma animação de 1979, portanto é bem datada. No meu caso não importa nem um pouco e se vocês não ligarem vão poder acompanhar o início de uma grande e extremamente influente franquia.

Não esqueçam de fazer a manutenção de seu Gundam antes de partir e até mais!!!




Categorias: Animação, Anime, Curiosidades, Diversos, Fantasia
Tags: , , , , , ,

Kaíde Tavian

Somente um sobrevivente da grande guerra de 199X, com um bunker cheio de livros e filmes trash antigos sobrevivo a qualquer apocalipse!!

Comentário sobre Anime: Mobile Suit Gundam

  1. Pingback: Model Kits: Gunpla | Grifo Nosso

Adicione um comentário