Clássicos da Literatura: Tarzan

Escrito por: | em 20/11/2017 | Adicionar Comentário |

Tarzan é um personagem criado por Edgar Rice Burroughs (1875 – 1950), foi publicado pela primeira vez em 1912 em uma revista Pulp chamada All-Story Magazine e em forma de livro em 1914 com o titulo de Tarzan of the Apes. Teve uma sequencia de mais 24 livros e vários contos escritos por Burroughs, nem todos, infelizmente, publicados aqui no Brasil. Teve vários outros trabalhos escritos e adaptados por demais autores tanto autorizados como não autorizados, e em muitas outras mídias como filmes, hq’s, desenhos animados e por aí vai.

Tarzan nasceu na costa ocidental da Africa, onde seus pais, Lord e Lady Greystoke da Inglaterra, foram abandonados com seus pertences após um motim no navio no qual se encontravam. Lady Greystoke morreu um ano após dar a luz e Lord Greystoke foi morto pouco depois por Kerchak, o líder do bando de símios que se auto intitulam em sua próprio idioma como mangani, e viriam a lhe adotar e dar o nome Tarzan, que significa pele branca. Por muito pouco Tarzan também não foi morto por Kerchak, mas ele foi salvo por Kala uma símia do bando, muito gentil e cuidadosa, que havia perdido recentemente seu filhote. A sobrevivência de Tarzan se deve a esse fato, com o trauma da perda, Kala se transformou em uma mãe beirando a paranoia, o que explica como um bebê humano que não pode se segurar ou locomover como um bebê macaco sobreviveu aos primeiros anos na selva.

Tarzan viveu sem encontrar outro ser humano na selva durante muitos anos, aprendeu a ler e escrever sozinho na cabana de seus pais com os materiais didáticos, desde livros a brinquedos que seus pais haviam trazido para exatamente esse proposito, é um personagem extremamente inteligente ao contrario do que pensam muitas pessoas com pouco conhecimento da série. Esse foi o inicio da vida de Tarzan, e com a faca de seu pai aprendeu como superar animais com maior força do que ele. O primeiro adversário que matou foi um Bolgani, por nós conhecido como gorila, que não é um da especie que adotou Tarzan como muitos obras retratam por ai, como o filme da Disney por exemplo. Tarzan acaba descobrindo o nome dado pelos seus pais humanos, John Clayton, e depois de herdar o titulo de seu pai se torna o Visconde de Greystoke. Tarzan como já dito é um personagem muito inteligente, com força e resistência tanto física quanto mental muito acima do comum as vezes beirando o sobrenatural, caçador incomparável e exímio lutador, prefere a vida na selva do que nas grandes cidades, e acha os animais muitas vezes mais respeitáveis que os seres humanos. É uma pessoa extremamente corajosa, honrado, leal e que aprende muito rápido, inclusive idiomas, não gosta de falar e muitas vezes é propenso a uma violência animalesca, principalmente quando lida com injustiças.

Outros personagens importantes seriam Jane Porter ou, mais tarde depois de se casar com Tarzan, Lady Jane Clayton, nascida em Baltimore nos Estados Unidos e se apaixona por Tarzan a primeira vista reciprocamente. Jane foi a primeira mulher branca que Tarzan viu e depois de algumas peripécias da vida, acaba se casando e morando a maior parte do tempo na Africa próximos a selva onde Tarzan cresceu. Jane muitas tem o papel de donzela em perigo, mas durante a série acaba se tornando uma pessoa muito mais forte, capaz de sobreviver aos perigos da selva sem ajuda nenhuma, ela e Tarzan são complementarmente fiéis e dedicados um ao outro. Outro personagem é Jack Clayton mais conhecido como Korak, filho de Tarzan e Jane, se parece muito com seu pai tanto em aparência, habilidades e comportamento, talvez um pouco menos reservado. Temos também a Rainha La da cidade perdida de Opar, que se apaixona por Tarzan que é muito diferente dos homens horríveis de Opar que parecem uma mistura de macaco com homem, obviamente Tarzan a rejeita devido a sua fidelidade a Jane, o que não o impede de ajuda-la.

Quanto a antagonistas e adversários, Tarzan enfrenta de tudo, desde animais como leões, gorilas, crocodilos e até dinossauros, a canibais, espiões russos, piratas, soldados alemães durante a primeira guerra mundial, escravagistas árabes, vários membros de reinos perdidos e cultos bizarros como os homens leopardo e muitos outros.

A série de livros se passa em sua maior parte em uma Africa fictícia criada por Burroughs, contem varias civilizações perdidas, como descendentes de Atlântida, dos romanos, cruzados perdidos e muitos outros. Contém também inúmeros animais e tribos fictícias e muitas outras coisas. A série tem inicio com Tarzan of the Apes de 1912 e fim com Tarzan and Castaways de 1965, sendo que esses livros foram todos escritos por Burroughs. Aqui no Brasil nem todos infelizmente foram lançados, o primeiro livro chega a ser relançado de vez em quando como a edição muito boa de capa dura da editora Zahar, os livros antigos somente em sebos, e os outros apenas em inglês. Em quadrinhos a Devir lançou 3 volumes das Hq’s de Joe Kubert, uma hq excelente e que não é muito difícil de achar por ai. Nos quadrinhos Tarzan já encontrou vários outros personagens famosos como Superman, Batman, Predador, etc, alguns até lançados por aqui.

Tarzan conta com um gigantesco numero de adaptações, não somente em livros, mas também com filmes, desenhos animados, e séries. Falando em série, eu conheci o personagem pela série de televisão da década de 60 estrelada por Ron Elly, que foi exibida aqui bem depois e reprisada varias vezes. Foi por ela que eu conheci o famoso grito do homem macaco. Recentemente em 2016 foi lançado um novo filme estrelado por Alexander Skarsgård (Hidden) e Margot Robbie (Esquadrão Suicida).

Tarzan tem tanta coisa, mas eu eu recomendo a maioria, principalmente os livros. Para quem gosta de aventura, ação, civilizações pedidas, selvas e animais selvagens e é claro, um personagem forte e imponente, não vai se decepcionar.

Tarzan bundolo e até mais!!



Categorias: Animação, Cinema, Clássicos da Literatura, Diversos, Fantasia, Mangás e Quadrinhos
Tags: , , , ,

Kaíde Tavian

Somente um sobrevivente da grande guerra de 199X, com um bunker cheio de livros e filmes trash antigos sobrevivo a qualquer apocalipse!!