Contar histórias continua sendo um troço fantástico. Viver um pouco disso, como uma espécie de co-autoria em uma tarde divertida parece ainda mais interessante. Essa é a perspectiva dos RPGs ou Role Playing Games, passatempo onde todo mundo faz parte do processo criativo e conta histórias enquanto joga dados.
O problema dos RPGs de hoje é que parte do lado literário da coisa tem sido pouco explorado. Nos anos 1990 tinhamos linhas inteiras do jogo baseadas em cenários bem construídos e propostas narrativas curiosas. Até o ponto em que esse modelo ficou monotemático nos anos 1990 (tudo girava em torno do lado obscuro do mundo moderno e os fins de mundo a isso relacionados). Foi aí que o modelo ficou chato, melodramático e gerou uma nova geração de produtos na área: os anos 2000 convocaram o lado-jogo do RPG, retomando o lado espada-e-magia que estava em seus primórdios. Caverna do Dragão nunca sai de moda, mesmo. :P
Então, neste fim de 2010 e começo de 2011 tivemos uma boa surpresa no meio: uma pequena editora indie brasileira, a Secular Games, trouxe uma proposta nova e meio mista: um jogo de narrativa baseado em um mundo decadente, transformado pela ausência recente da magia. Os leitores-jogadores são convidados a viver o papel de viajantes em busca da verdade: o que ocorreu com Othora? Por que o mundo sofreu sua Grande Perda?
Aqui mais algumas informações:
Busca Final é o primeiro livro da Secular Games para o mercado nacional, um jogo de narrativa épica, onde o narrador e os demais jogadores forjam em conjunto uma grande saga com início, meio e fim, na qual indivíduos de fé e convicção se encontram ou finalmente se perdem na questão essencial do continente fictício de Othora: o que aconteceu com a magia do mundo? O sistema de regras do jogo não utiliza dados, mas cartas de baralho comuns e tem como foco a narração de conflitos.
O livro será vendido através do modelo de pré-venda no período entre 7 de Fevereiro e 20 de Março, com frete grátis para todas as cidades do Brasil, além do envio do livro completo em formato PDF e um brinde surpresa de forma a incentivar a contribuição com esta última fase da empreitada!
Uma série de artigos sobre a produção do cenário-jogo também está disponível no site da Secular:
- As primeiras páginas do capítulo Confronto, no qual as regras do jogo e o mecanismo do Baralho do Destino são apresentados.
- O trecho do livro sobre os Guerreiros Errantes, discussão de seus atributos e como eles são definidos durante a criação do personagem.
- O Painel da Saga do Guerreiro Errante e o Painel da Saga da Companhia, as fichas de personagens e do grupo formado por estes.
- Um texto do Giltônio, principal autor do Busca Final, sobre a temática e objetivos do jogo. Publicado originalmente no Mamute #01.
- Informações sobre o processo e custos de produção do Busca Final.
O que tem me atraído na proposta é, sem dúvida, a transparência do pessoal da pequena editora. Tratando temas como publicação, custo e pirataria com uma visão corajosa e diferente, a Secular parece entrar por aqui com boas chances de surpreender – positivamente.
Vou lá comprar o meu. Depois, quem sabe, rola uma resenha.
Peixeiras!
Busca Final
Autores: Giltônio Santos & Richard Garrell
114 páginas
23 x 15 cm
Interior P&B impresso em papel creme
Capa colorida
R$29,90
Pingback: Tweets that mention Grifo Nosso » Busca Final: uma promessa narrativa -- Topsy.com