Como faz tempo que não falo sobre edições lindas e ainda mais tempo que não falo de Alice, resolvi juntar o útil ao agradável e falar da lindíssima edição que eu ganhei de presente de aniversário.
Título: Alice’s Adventures in Wonderland: A Classic Collectible Pop-Up
Autor: Lewis Carroll
Adaptação: Robert Sabuda
Edição: New York: Little Simon, 2003
ISBN: 978-0-689-84743-1
Descrição:
Eu vou fazer o possível para descrever o livro, e tirei mais fotos do que eu acho recomendável para um post para tentar mostrar para vocês a experiência que é essa edição, mas acho que o impacto das imagens não é, nem de longe, tão encantador quanto a experiência de abrir o livro.

Primeira "ilustração" do "Alice's adventures in wonderland": Notem esse elemento aberto na direita.
Vou começar com algumas informações básicas: o livro é inglês, o texto não é integral e, como vocês viram na imagem acima, o livro é um “pop-up”, isto é, a cada página virado o livro “abre” uma imagem que salta para fora construindo o que eu chamaria de uma ilustração em 3D de verdade (não aquelas que você precisa olhar vesgo para ver a imagem).Ah, não sei se importa para vocês, mas o livro é impresso na China.

Olhando aquele elemento "de cima" você tem uma visão "3D" da toca do coelho e a queda da Alice
Eu, que sou fã de carteirinha de texto integrais, mas que também sou igualmente fã de livros ilustrados, que prestigiam a imagem e a beleza, não pude deixar de me apaixonar pela riqueza de detalhes e pelo capricho do trabalho.
E quando eu falo em “riqueza de detalhes” eu falo sério… muito sério. Cada elemento do livro é construído não apenas para se abrir e ficar ali, estático, mas para interagir com o leitor, para te dar uma visão diferente de cada ângulo, para te mostrar que existe alguma coisa dentro de cada janela, de cada xícara, de cada “toca de coelho” (a forma como construíram a profundidade da “queda” da Alice foi simplesmente fantástica).

Alice gigante na casa do Sr. Coelho
Se eu tivesse que ser MEGA chata e criticar alguma coisa no livro diria que é a falta de texto.
O “conteúdo” do livro, fica sempre em “fichinhas” nas laterais do livro. Essas fichinhas também abrem e estão recheadas de “pop-ups”, e o texto acaba ficando meio “de lado” diante da explosão de coisas saltando do livro.

Alice tomando um chá de desaniversário.
Mas eu NÃO serei mega chata dessa vez, devo dizer que embora o Alice tenha um texto maravilhoso que merece ser lido (e na íntegra) o livro não deixa espaço para ele fazer falta.
Vejam: trata-se de outra proposta, outra experiência, que é muito menos literária do que lúdica; que é muito menos sobre ler do que sobre observar e interagir.

Alice jogando croquê com a Rainha
Quando eu ganhei esse livro, da minha queridíssima madrinha, ela me disse que não sabia se eu iria gostar, porque era um livro infantil.
É claro que eu amei o livro, e ela não tinha nada a temer. Não sei se isso é porque eu já gosto naturalmente de livros infantis, ou se esse tipo de beleza é apelativa para qualquer pessoa, não importa a idade. De qualquer forma, fica o aviso: sim, é um livro infantil SIM, mas é um livro infantil MARAVILHOSO.
E mesmo que você não tenha uma alma de criança como a minha, se você tiver um filho que gosta de histórias, essa é certamente uma ótima aquisição (só não deixe o monstrinho destruir essa obra de arte…)

Alice sendo atacada pelas cartas
Avaliação:
Eu pensei em dar a esse livro 4 grifos, pela falta do texto integral, mas me desculpem, não posso fazer isso porque acho que esse livro merece 5 grifos com honra, ele é lindo de morrer, bem feito, detalhado, e não consigo nem pensar no nível de trabalho que deve dar para construir o modelo dessa maravilha.

Além disso, ele é um livro infantil e como tal é perfeito, o tipo de coisa que teria me levado às lágrimas se eu tivesse ganhado quando tinha uns 7 anos de idade, que eu abriria todo dia só para ver e imaginar o país das maravilhas.
Então, se sua alma não é seca e negra e sem imaginação, não vejo porque você não se encantaria com essa lindíssima edição.
Tags: Alice, Alice in Wonderland, Alice no país das maravilhas, Infanto-juvenil, Lewis Carroll, Pop-up, Review: Edições, Robert Sabuda
4 Comentários sobre Alice “pop-up” por Robert Sabuda