O Kobo é um e-reader de uma cadeia de livrarias canadense chamada Indigo Books and Music, ele veio com uma proposta diferente dos outros e-readers:
Enquanto os outros estão preocupados em adicionar cada vez mais recursos e transformar os e-readers em praticamente tablets, o Kobo veio para ser apenas um e-reader, e fazer isso muito bem. Eu comprei um Kobo à pouco tempo meio às cegas, mas já fiquei fã do e-reader, é extremamente simples e divertido.
Para começar é igual pegar um livro e ler, pelo menos na aparência (é lógico que você não vai sentir as páginas com seu tato). Não é cansativo como ler em um computador, a luminosidade e textura da tela é exatamente como se você estivesse lendo um livro físico, com a vantagem de ler arquivos no formato PDF também.
Existe uma característica muito divertida: seguindo esta onda de prêmios dos video games, achievements e throphies, o Kobo decidiu criar os Awards, que são premios por atingir os objetivos de leitura, e são 17. Pode ser estranho, mas isso incentiva as pessoas a lerem mais.
Além disso o Kobo tem um dicionário em inglês e inclui tradução para as linguas: inglês, francês, alemão, espanhol e italiano. É uma pena que ainda não tenha português.
Gostei bastante do e-reader, o que mais me impressionou foi a leitura de arquivos em pdf que é muito boa, fica com o formato idêntico ao computador, podendo ampliar a imagem, mas ao mesmo tempo é como se estivesse lendo em um livro, o que torna a leitura muito menos cansativa do que em uma tela tradicional.
Já temos muitos livros em português a venda em sites como Submarino, Livraria Cultura e Saraiva, mas ainda não o bastante. Mas infelizmente eu não vi nenhum site no Brasil que venda o Kobo, caso você conheça algum, por favor, nos recomende.
Pingback: Kindle e as vantagens de um e-reader | Grifo Nosso
Pingback: E-readers: Kindle ou Kobo? | Grifo Nosso