Finalmente comprei um e-reader, um Kindle, e uma coisa legal da Kindle Store é que eles permitem que você baixe uma amostra dos livros para ler algumas páginas e decidir se você quer comprar aquele livro. Decidi então usar isso a favor da coluna “Primeiras Páginas” que eu já havia começado e fazer algumas reviews dessas “amostras”. A ideia é fazer uma review curta, dizer o que achei daquele trecho do livro e se fiquei com vontade de ler o livro inteiro a partir disso.
O primeiro livro que peguei para ler foi “The Grimm Curse: Once Upon a Time is Now”, de Stephen Carpenter.
O livro é sobre um garoto de 15 anos que descobre que é um descendente dos irmãos Grimm (aqueles dos contos de fadas, sabem?).
Para ser sincera, atualmente eu estou meio cansada de livros com protagonistas adolescentes. Não tenho certeza se é o gênero que me cansou ou se ficou popular e começaram a surgir muitas coisas de qualidade mediana. De qualquer forma, eu achei interessante a proposta, de fazer uma história com base em contos de fada. Tenho a impressão que a ideia do livro serviu de base para a série “Grimm” que surgiu esse ano, mas não consegui encontrar nenhuma informação para confirmar isso.
Bom, infelizmente a amostra não foi suficiente para o livro chegar a ter alguma ação, a amostra terminou quando o personagem (o livro é narrado em primeira pessoa) ainda estava explicando quem ele era e de onde ele havia vindo. Achei a escrita bem infantil (não no melhor sentido) e em geral não achei particularmente bem construida. Para esses primeiros capítulos senti que o autor enrolou um pouco com besteiras que talvez fossem uma tentativa de definir o personagem, só que para mim não colou muito bem.
Veredito: Eu tinha gostado bastante da premissa, mas achei que a narrativa deixou bastante a desejar. Talvez se eu tivesse chegado a alguma parte da ação o livro tivesse conseguido prender a minha atenção, mas acho que de alguma forma parte do talento de um autor precisa estar em cativar o leitor o mais breve possível, para prendê-lo na leitura e, nesse caso, isso não aconteceu. Pode até ser que eu continue a ler esse livro em algum momento para ver no que vai dar, mas dúvido que isso aconteça muito cedo.
4 Comentários sobre Kindle Sample: The Grimm Curse