O Menino do Pijama Listrado

Escrito por: | em 25/10/2009 | Adicionar Comentário |

A Segunda Guerra tem sido o palco para o desenvolvimento de muitas estórias, boa parte delas sob uma visão adulta, do soldado em campo de batalha e seu desafio em sair vivo e voltar para casa.

De igual modo tem acontecido com o anti-semitismo nazista, em que o judeu é retratado como combatente e perseguido.

Imagem

Mas, trocando-se o foco, como seria a percepção a partir de uma criança alemã, ainda ingênua e sem ter contato profundo com o caos da intolerância nazista?

Já indicando os caminhos para a resposta, segue um curioso trecho  do livro:

“E um pensamento final passou pela cabeça de seu irmão, enquanto ele observava as centenas de pessoas na distância prosseguindo com seus assuntos, e era o fato de que todos eles – os meninos pequenos, os meninos grandes, os pais, os avôs, os tios, as pessoas que vivem sozinhas nas ruas da vida e não parecem ter parentes – usavam as mesas roupas: um conjunto de pijama cinza listrado com um boné cinza listrado na cabeça”

(O Menino do Pijama Listrado. John Boyne)



Categorias: Diversos
Tags: ,

8 Comentários sobre O Menino do Pijama Listrado

  1. Pingback: Tweets that mention Grifo Nosso » O Menino do Pijama Listrado -- Topsy.com

  2. Silas

    ainda não lí o livro, e por infelicidade de minha parte, assisti primeiro o filme =/ mas ja estou com o livro nas mãos e lerei para ouvir o cast =)

    obrigado por deicharem minha vida de leitor mais doce =)

  3. Thaís Priolli

    Li o livro esta semana e é muito bom, a leitura foi bem rápida, a minha nota seria 5 para todos os critérios. Ótima dica para leitura.

  4. O Goblin

    Ta ai um livro que tenho que ler urgentemente, estou com ele parado na prateleira ah muito tempo e nada, agora vou ler só para poder ler o livro.

    Para encerrar deixo minha dica de leitura e comentário os livros de um ótimo escritor brasileiro o André Vianco. Os livros deles são muito bons e é um autor nacional, só por isso já merece ser citado, alem da qualidade de leitura e etc.

    Uma outra dica seria em relação a censura, sei que é um saco ficar se controlando para não falar palavrão e etc, mas a idéia de vocês é realmente MUITO boa para divulgar a leitura que anda tão defasada em nosso pais. Coloquei o podcast do Hobbit para minha irmãzinha de dez anos ouvir e ela só conseguiu se acalmar depois de ler o livro, digo ler os primeiros capítulos. Claro tive que fazer minha própria edição em uma ou duas partes, nada que o mute não resolva.

    De resto sucesso, parabéns e no que depender de mim borá divulgar o Grifo Nosso (Se possível me mandem um banner 170×50 para divulgar na @tavernadogoblin )

  5. Samuel Varela - Crato-CE

    Eu sempre pensei que esse livro, e consequentemente o filme, era de uma história totalmente diferente que não fosse sobre judeus. Agora que ouvi vou procurar adquirir esse livro e ver o filme também… gostei muito da história.
    Parabéns por mais um ótimo podcast.

  6. Samuel Varela - Crato-CE

    Ps.: Vocês sabem dizer se já foi lançado no Brasil o livro “Onde vivem os monstros”? Vi o trailer do filme e achei fantástico.

  7. Gustavo - Grifonosso

    Bom Samuel, aparentemente o “Onde vivem os Monstros(Where the Wild Things Are) seria lançado junto com o filme, mas eu achei à venda no submarino:http://www.submarino.com.br/produto/1/21629304/onde+vivem+os+monstros
    Não entendi se é pré-venda ou é uma edição antiga e uma nova sairá como filme.
    Abraços

  8. lucas

    eu amo o livro ele é muito esperador
    kkkkkkkkk

Adicione um comentário