Capítulo 08 – O Guia do Mochileiro das Galáxias

Escrito por: | em 04/03/2010 | Adicionar Comentário |

O PODCAST:

Play
Play

Baixe a versão zipada: Download.

Nota: Este podcast contém Spoilers.

O LIVRO:

Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias

Autor: Douglas Adams

“O Guia do Mochileiro das Galáxias” conta a história de do Terráquio Arthur Dent e seus novos “amigos” intergalácticos Ford Prefect, Zaphod Beeblebrox e Trillian num pequeno passeio pelo Universo em direção a Magrathea, um planeta lendário morto a milhões de anos devido ao seu próprio sucesso na espetacular indústria de construção de planetas de luxo sob medida.

Edições utilizadas:

– Adams, Douglas. O Guia do Mochileiro das Galáxias. Tradução: Carlos Irineu da Costa e Paulo Fernando Henrique Britto. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

A EQUIPE:

Comentários por: Danielle Toste, Eric Torres, Juliana Morais, Gustavo Domingues.

Edição por: Gustavo Domingues

Mensagens em áudio por: Emerson Alecrim do InfoWester

A AVALIAÇÃO:

AVALIAÇÃO Dani Eric Gustavo Juliana Média
Trama 3,00 4,00 4,00 4,00 3,75
Personagens 4,00 4,00 4,00 5,00 4,25
Escrita 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00
Leitura 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00
Média 4,25 4,50 4,50 4,75 5,00

AS REFERÊNCIAS

Trilha Sonora:

Diablo Swing Orchestra – The Butcher’s Ballroom (retirado do The Free Music Archive)

Capa:

A imagem utilizada na capa deste podcast foi tirada de um pôster do filme baseado no livro.

PROXIMO EPISÓDIO

O Capítulo 09 será sobre o livro: “Drácula” de Bram Stoker.

Comentários, dúvidas, sugestões: contato [arroba] grifonosso.com



Categorias: Podcast
Tags: , , , , ,

Dani Toste

Advogada, jogadora de RPG, viciada em internet, amante de de livros, séries, música e filmes. Acha que o Lewis Carrol é um gênio, é obcecada pelos livros da Alice que considera os melhores do mundo.

33 Comentários sobre Capítulo 08 – O Guia do Mochileiro das Galáxias

  1. Gabriel Lopes

    NUNCA LI. podem me crucificar agora. Espero que vcs falem logo de outro grande escritor ingles, com um humor parecido: Terry Prachet. Belas Maldições e a Série Disc World são grandes livros!!! Ri litros lendo-os.

  2. Jeff Santanielo

    Muito bom o podcast de vocês! É a primeira vez que ouço e passarei a ouvir sempre. Eu me apaixonei pelo filme “O Guia do Mochileiro das Galáxias” e comprei o livro dias depois de assisti-lo no cinema. Adoro muito e só não concordo com as notas da trama. Acho uma loucura criativa e non-sense. E é extremamente difícil seguir uma linha non-sense mantendo a qualidade.

    Ps.: depois de Bram Stocker e Anne Rice leiam “Relações de Sangue” da escritora brasileira Martha Artgel. Muito engraçado e traz o universo dos vampiros para um contexto bem brasileiro. E o filme “Alice” do Tim Burton é uma mistura dos dois livros do Carroll: “Alice no País das Maravilhas” e “Alice no País do Espelho e o Que Ela Encontrou Por Lá”.

    Grande abraço!

  3. Emerson Alecrim

    Vocês estão de brincadeira comigo! Colocaram Diablo Swing Orchestra como fundo musical. Eu sou fã dessa banda :D

    Para quem quiser saber mais sobre o trabalho do grupo, tem um vídeo interessante aqui: http://www.youtube.com/watch?v=V-W7UYJa2Nc

    Quanto à obra de Douglas Adams, leiam os demais livros porque vale a pena, garanto. Ah, e obrigado por incluir meu comentário :)

  4. Mallu Araujo

    Olá pessoal, ouvi todos os capítulos e depois de tantos convites, resolvi comentar já que esse foi o meu favorito.

    Amo ler e fiquei super feliz em achar o ‘Grifo Nosso’ pois ler hoje em dia é algo quase que absurdo. Além do fato de que a seleção de vocês é ótima, leio bastante mas sempre acabo fugindo dos clássicos e quando eu terminei de ouvir o podcast senti uma vontade enorme de querer sempre ler os livros e estar acompanhando os capítulos, de meio que participar da conversa. Porque quando vc ouve o podcast mas não leu o livro, é legal porque está vendo do que o livro se trata e tudo mais, mas vc fica meio de fora do assunto.

    Amei o podcast, amei o blog, a linguagem que vcs usam, o layout do site, é tudo simplismente perfeito, é super divertido, informativo, bem editado e mega cativante.

    De uma coisa eu tenho que reclamar, pode ser só pra mim, que é o volume dos microfones. O microfone da Ju (penso que sou íntima :P) é sempre o mais baixo e ela é justo a que eu mais gosto. Não sei se é na hora da edição que fica assim, se o volume do mic dela é mais baixo, ou se ela fala baixo mesmo, mas tem hora que está todo mundo falando e mal da pra ouvir o sonzinho de fundo que é a Ju falando. O mic da Dani em compensação é sempre o mais alto, e entendo que tem que ser mesmo pra poder se sobrepor já que é ela quem conduz o podcast. O problema é que as vezes fica tão alto que parece que ela está gritando e aí eu mal consigo ouvir o que os meninos estão dizendo, que dirá a Ju.

    Tirando isso é tudo as mil maravilhas e não vejo a hora do próximo capítulo chegar ^^.

  5. Dani Toste

    Mallu,

    Na verdade, todos usamos o mesmo microfone é que a Ju senta no lado mais distante da mesa então teria que falar mais alto (o que eu vivo enchendo o saco para fazer).

    Eu já tentei trocar e sentar mais pro canto, só que o problema é que ai os meninos ficam com conversa parelela e eu tenho que ficar beliscando eles u.u

    De qualquer forma vamos tentar pensar numa solução.

    Abraços

  6. Andre V.H

    NÃO ENTREM EM PÂNICO…

    …Mas acho que tem algum problema com a versão zipada.

    Baixei 2 vezes e veio corrompida. Como o servidor do blubrry é bloqueado aqui no trampo só vou poder ouvir quando estiver em casa amanhã =[

    • Dani Toste

      André, vou tentar corrigir o problema.

      Sobre o bloqueio do blubrry, na verdade os podcasts nao ficam hospedados lá e sim no nosso servidor, usamos o blubrry só para contar estatisticas, entao se quiser baixar sem passar pelo servidor deles é só copiar a URL do download e colar no seu navegador a partir de http://www.grifonosso.com ^_~ não sei se isso ajuda

      Abraços

  7. Igor Lins

    O Guia (a série completa) para mim é uma das melhores obras de sempre, talvez pelo fato de eu ter uma queda por ciência e de ser de humor inteligente e não agressivo.

    Do primeiro volume o que mais me marcaram o Marvin, a anos ele permeia minha mente, e a baleia (baleia-míssil?).
    :)

    Excelente!

  8. Andre V.H

    Taí uma série que eu não botava fé mas quando finalmente me convenci a ler virei fã freak rs.

    Como vocês bem citaram, a trama é irrelevante. O barato do livro são as maluquices e as viagens do narrador que, de uma hora pra outra, ignora tudo o que está acontecendo e começa a divagar sobre a civilização que se desenvolvia no mofo do sanduíche do Arthur antes que ele a destruísse com dentadas. Só no terceiro livro a série começa a apresentar começo, meio e fim.

    O filme eu ainda não assisti mas vocês me animaram a pegá-lo na locadora e estou com ele aqui na mão. Eu ia gravar uma mensagem de voz pra esse podcast mas tive problemas técnicos =[ fica pra próxima!

    PS: O motivo que leva o vaso a pensar “de novo” é explicado no 3° livro da série!

    PS2: Como proprietário de um blog de música independente sou moralmente obrigado a dizer que a trilha com ‘Diablo Swing Orchestra’ ficou show!

    PS3: Gustavo, sou um fã purista e imbecil de Stephen King hehe. Até gosto do filme do Kubrick se encará-lo como “roteiro original”, mas como adaptação o filme é péssimo. Tem um final muito mais fraco do que o livro, a morte do Dick não faz sentido além de outros fatores que matam qualquer relação com o universo do King.

    PS4: Dani, aqui em casa eu ouvi direto do player então não posso te dizer se o zip ficou ok. =P

  9. Issue

    Aew! Mais um!!
    Passando pra dizer o quanto to anciosa pra ouvir o do Drácula e divulgar pra quem nao sabe a comunidade do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96497840

    Bjos!

  10. Cutia

    O “presidente da galáxia” (rs) é, ao meu ver, um personagem fantástico.
    E assim, sou fã e fiquei “meio assim”, rs (não freak) .
    Mas se olhar no contexto de todos os livros, ai sim tem uma trama, só pra não ficar as coisas de que “é uma comédia”. Realmente seria como dizer “Sr dos Anéis, Sociedade do Anel, não tem fim” mas se ver o livro no singular ai sim fica sem pé e sem duas cabeças, rs.
    Tem até uma brincadeira que diz: É uma trilogia de 4 livros, mas que na verdade são 5.
    E como vcs falaram, a maneira que foi escrita é muito diferente, pois vc se sente como se estivesse com um Guia na mão, sempre quando surge algo desconhecido temos de consultar o guia.

    E voltando sobre não ser lógico, se não basta a descrição da (in)existência de Deus, tem o quão grande é o universo e como se aprende a voar. E tem uma brincadeira foda pacas, ao menos para mim, sobre o sistema de “isso não me interessa” (não lembro se é ao certo isso) é quando (no 5° livro) eles encontram uma nave espacial num campo de criquet, e os humanos não as vêem pois como não sabem o que é uma nave, simplesmente a ignoram, da mesma maneira que os índios ao verem as caravelas!!!

    E na boa… estou com medo de ler o sexto livro… se o Douglas Adans teve problemas para continuar com a história, imagina um terceiro… mas vamos ler, afinal vcs me fizeram mudar de idéia com o Percy!

  11. Samuel Varela - 31 anos - Crato-CE

    Ainda não li esse livro, mas já coloquei na minha lista de livros que tenho que comprar nesse ano.

  12. Daniel Anand

    Gostei muito do episódio. Adoro o Guia do Mochileiro e do humor do Douglas Adams. O humor Inglês tem essa coisa non-sense irônica deliciosa, mas nunca tem graça quando alguém conta. Ainda assim o episódio ficou divertido, leve, e gostoso de ouvir. Eu fiquei de gravar minha sinopse, mas estou de mudança e minha vida bem caótica nesse mês de Março.

    Deixo uma curiosidade: sabiam que o Sr Adams participou do Monty Python Flying Circus, da trupe que fez O Cálice Sagrado? E adivinhem em qual episódio? 42. Talvez fosse essa a pergunta para a vida, o universo, e tudo mais!

    Um grande abraço à todos!

  13. Aléxis González

    Uma boa série, apenas!

  14. Wendell Valois

    Que coincidência! Eu comprei esse livro este mês e vocês inventam de fazer um podcast dele. Não vou poder ouvi-lo, pra não estragar a emoção de ler o livro. Provavelmente vocês vão fazer spoilers.

    P.S.:Adoraria se vocês fizessem um podcast sobre o livro Cândido ou o Otimismo de Voltaire. É um romance muito envolvente e dinâmico, em umas duzentas páginas conseguiu fazer uma super história. É um de meus livros favoritos.

    P.S.2:Desculpem por não ter enviado o comentário da análise dos personagens da Revolução dos Bichos comparando com personagens da Revolução Russa em áudio, meu e-mail saiu um pouco desorganizado e mal explicado; Razão: fiz com pressa. Não mandei por audio, pois não sabia os procedimentos, nem tinha ouvido os outros podcasts a não ser o de Alice.

    Saudações e abraços amigos terráquios!

  15. Marcelo chobas

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK DO O MAIOR APOIO PARA BELISCAR OS MAGANOES DANY ,…….

  16. Angélica Hellish

    Bom,vou comentar nesse post já que é o último.Mas escutei uma boa parte dos podcasts realizados por vocês.
    Gente,vocês estão de parabéns.O conteúdo é ótimo e dá pra sentir a sinergia muito legal de todos.
    Curti bastante o podcast sobre o livro O Menino do Pijama Listrado,já tinha assistido o filme,e vocês adicionaram muita informação e preencheram lacunas que aumentaram mais ainda minha curiosidade de ler o livro…
    O podcast do Hobbit,também foi excelente.Sou fã do livro pela leveza que Tolkien conta a história do Bilbo Baggins.
    Já o podcast sobre Viagem ao Centro da Terra,serviu pra me fazer recordar,e o li há muitos anos.Eu tinha uma edição de bolso publicada pela Ediouro(se não me falha a memória)e lembrava muitíssimo pouco da história.
    Lembro que,talvez por ser uma edição mais voltada ao público jovem,não éra nada cansativa.
    Já o filme com Brendam Fraser(argh)achei uma bela bomba…hehe
    Já o livro de Marion Zimmer Bradley,As Brumas de Avalon,li achei uma abordagem(mesmo que em sua perspectiva feminina)bem interessante.O podcast ficou bem legal,e é sempre bom ter alguém mostrando o lado mais humorístico de certas situações.Traz leveza(principalmente em assuntos como o dito holocausto)então não esquentem…hehe
    Finalmente,quero parabenizá-los pelo podcast e pela iniciativa.
    Afinal,é importante e necessário que pessoas incentivem o hábito de ler,de buscar a cultura!
    De minha parte gostaria que(quem sabe?)num futuro próximo fizessem um podcast sobre o livro The Road,do Cormac McCarthy cujo filme assisti,e me entusiasmou inclusive a gravar um podcast sobre distopias…
    Só pra me deixar com mais vontade ainda de ler esse livro(que ainda não comprei)que acredito ser desconcertante!
    Abraços à todos!

  17. Mallu Araujo

    Não sei se aqui seria o melhor lugar para perguntar, acho que seria melhor por e-mail, mas vai por aqui mesmo.

    Como anda a leitura de vcs? A minha está devagar, pelo menos devagar pro meu ritmo habitual, ainda estou na metade. Por isso quero saber se falta muito pra vcs acabarem ou se já acabaram, assim posso saber se estou muito distante. Tb quero saber se já definiram uma data para a próxima gravação.

    Abraços.

    • Dani Toste

      Olá Mallu,

      A leitura anda um pouco devagar para mim também, e agora estamos quase na semana de provas na facul, então a gravação provavelmente será no final de abril.

      Abraços

  18. Jagunço

    Muito bom, pessoal! Bem montado e leve. :) A história mais absurda e divertida da literatura! XD
    Uma sugestão: que tal casts comparando livros? Algo como uma resenha sobre textos do mesmo gênero mas com histórias e abordagens diferentes?
    De toda forma, bom trabalho. Me diverti ouvindo.

    Abração.

  19. Jagunço

    Só outra pergunta: a Dani Toste tem medo de “Os fantasmas se divertem”?! Como assim? XD

    • Dani Toste

      Hahaha, pois é, eu tenho um pouco de medo de “os fantasmas se divertem”. Não é bem um medo do tipo “não consigo dormir de medo” mas é uma sensação de desconforto muito grande.

      Acho que o que me incomoda é que o bettlejuice não vai embora, não sei explicar muito bem ahauhauahua.

  20. Jagunço

    Ah, não! Estudar é para os fracos! hauhauhaua… Vamos lá que agora deu vontade de os próximos capítulos. :) Eis a maldição de se ter ouvintes! Eles também não vão embora! >D

    Abração, Dani – e outro para os demais grifeiros.

  21. Mallu Araujo

    Oi Dani,

    Que bom que a gravação vai ser só no final do mês, assim da tempo d’eu terminar sossegada, a semana de prova pra mim já começou então fica complicado.

    Ah! Uma coisa legal seria se o site tivesse um fórum tb, assim já daria pra ir discutindo o livro enquanto o próximo Epi não sai e depois que ele sair tb, cada livro teria seu respectivo tópico, ficaria até mais organizado.

    Abraços

  22. Paulo Elache

    Olá Dani, Eric, Juliana e Gustavo.

    Acompanho o “Grifo Nosso” desde o início e é sempre um prazer escutar seu podcast, informação na dose certa e diversão garantida :-)

    E parabéns por esse último, sobre a “trilogia de cinco livros” do impagável (e saudoso) Douglas Adams.

    Com a morte de Douglas Adams (em 2001), seus herdeiros permitiram que fosse escrito o sexto livro, “And Another Thing”, pelo também divertido Eoin Colfer, autor da série de livros “Artemis Fowl”… Vocês farão um podcast resenha sobre essa série?
    Ah, esse sexto livro será publicado em conjunto pelas editoras Record e Sextante, acho que em 2010.

    P.S.1: Aguardo o próximo podcast sobre “Drácula” (de Bram Stocker) e indico a continuação não-autorizada (mas que teria sido aprovada, com certeza, por Stocker) de 1992 “Anno Dracula” (de Kim Newman). Saiu no Brasil pela Editora Aleph.

    P.S.2: Na leitura de emails do PodEspecular #02, indiquei os livros da série “Percy Jackson” e o podcast resenha que vocês fizeram sobre “O Ladrão de Raios”.

    Abraços,
    Paulo Elache (do PodEspecular Podcast)

    • Dani Toste

      Olá Paulo!

      Eu cheguei a ouvir o começo do audiobook do Artimis Fowl e estava até conversando com o pessoal esses dias sobre fazer um podcast sobre a série sim. Pelo menos pelo que ouvi do começo do livro, achei que a história parece bem original e provavelmente valeria bastante a pena a leitura.

      Sobre o Drácula, estou com opiniões confusas sobre o livro, mas deixo para comentar isso no podcast ehehe. Estamos com um esquema programado para as sequencias de livros que já lemos, mas acho que no spot da sequencia do Dracula colocaremos um livro da Anne Rice para mostrar um outro ponto de vista sobre vampiros.

      Por fim, obrigada pela recomendação no PodEspecular!

      Abraços!

  23. Diego Cacau

    Excelente trabalho, esse foi o primeiro podcast de vocês que ouvi e passarei a baixar todos os que forem lançados.

    Abraços

  24. henrique

    “Média 4,25 4,50 4,50 4,75 = 5,00”

    Cuma?

    • Dani Toste

      Olá Henrique,

      Nós estabelecemos, no capítulo 02, que as notas seriam sempre números inteiros e que a média seria arredondada para cima, entao, embora a média numerica, no caso, seja 4 e meio, arredondando para cima, fica 5.

      Abraços

  25. Rafael Jacauna

    Opa turma do Grifo vosso.

    Gostei bastante deste programa.

    Estou curtindo muito o pod de vocês, e já peguei A Revolução dos bichos para ler (alias comprei hoje na internet). Vergonha alheia de não ter lido ainda, ainda mais pq sou professor de história huaauhauha.

    Sou muito fã do Mochileiro, e minha nota não poderia ser menor que 5, mas importante dizer, seqüência, seqüência mesmo são os 3 primeiros livros, os outros são pedido posterior da editora. E o planeta lá do Prefect (que chamei de perfect por muito tempo) é realmente Betelguelse, até onde lembro é uma estrela real, e nada de homenagem ou Beteljuice (ou algo do tipo).

    Bom 1 abraço, alias 2 abraços para as meninas e aperto de mão nos camaradas. Seguirei ouvindo todos os programas.

  26. AugustoLP

    Conheci a pouco tempo o podcast e não pude deixar de ouvir este capitulo do meu livro FAVORITO DE TODOS OS TEMPOS. Hehehehehe

    Concordo com as opiniões de vocês sobre a trama e tudo mais, mas acho que a escrita do Adams é tão sensacional que essa “falta” de uma trama mais elaborada acaba passando totalmente despercebida.

    Li os quatro primeiros livros da trilogia, não consegui começar a ler o quinto ainda por ser o último e não quero terminar minha série de livros favorita. :(
    Eu sei que é bizarro, eu sou meio maluco. Hahahaha

    Bom, curti muito o podcast e ja estou baixando os outros capitulos. To dando preferencia aos de livros que já li, como o Hobbit e alguns outros. ^^

    Valeu ! Até mais e obrigado pelos peixes ! ;D

  27. Wagner

    Muito bom o podcast, já li os cinco livros umas mil vezes!!!! Adam Douglas é um gênio

  28. mario

    Boa tarde.
    Acabei de ouvir o podcast e queria comentar a trama.
    A trama do livro se estende pelos outros volumes um bom exemplo é a história do vaso de petunias, o personagem machuca o braço lá no quarto livro quando finalmente entendemos o motivo do pensamento do vaso.
    Entendo que as notas dadas são parciais e expressão apenas a opinião particular sobre a obra.

Adicione um comentário