Quem você odeia???

Escrito por: | em 15/05/2011 | Adicionar Comentário |

Ok, ok. Odiar é uma palavra um tanto quanto pesada. Então digamos… com quem você antipatiza?

Pergunta meio estranha para um site sobre literatura? Não, quero saber que personagens de livros foram tão relevantes e bem desenvolvidos por seus autores a ponto de causar sentimentos negativos em vocês. Não vai demorar tanto, vamos lá, pensem um pouco.

Ao refletir sobre o tema descobri que não havia tal personagem nos últimos dois livros que li… por outro lado, nenhum deles se tornou um Best Seller. Será que um bom livro de ficção exige um antagonista odiável? Sim e não. Para exemplificar, minha última experiência na área de antipatizar com personagens se deu em A Fúria dos Reis , livro propriamente resenhado nesse mesmo site. George RR Martin é extremamente eficaz em criar personagens assim. De todos eles, acho que posso colocar no topo Cersei Lannister e e os irmãos Clegane. E aposto que o mesmo aconteceu com vocês.

Gregor Clegane assustando velhinhas

Respondendo à minha pergunta anterior, uma história não precisa de tais personagens, mas eles dão um tempero especial à narrativa e uma vontade cada vez maior de chegar ao final do livro e ver nosso terrível inimigo estropiado. Qual de vocês detestou Sauron ao ler Senhor dos Anéis? Acho que ninguém. Ele é o mal encarnado, aquele que deve ser derrotado, aquele que causa sofrimento, e ponto final. Outros exemplos podem ser dados, excelentes livros, com bons antagonistas, mas que não passam de um objeto a ser derrubado. Afinal, alguém chegou a odiar Grendel (Beowulf), ou Hades/Cronos (Percy Jackson), ou mesmo a Feiticeira Branca (Nárnia, acho que aqui alguns discordarão)?

Em Harry Potter tenho plena certeza de que queria muito mais ver a Umbridge se dando mal do que o próprio Voldemort, o símbolo do que é ruim. Todo Yin precisa de um Yang, mas quando o Yang é muito grande, pode fazer o Yin crescer na história.

Não é a pessoa mais doce que você já viu?

Ok, chega de filosofia. Falemos então de Cornwell, um mestre no tema. Há por acaso algum Lancelot melhor do que o criado por ele? Foi ódio à primeira página. Um grande covarde, mas belo e rico, que paga para viver da fama criada por seus menestréis. E por que não o sargento Hakeswill? Um homem psicótico que decidiu atrapalhar Sharpe[bb] em tudo o que fizesse, e entre uma maldade e outra adora citar frases da bíblia que não existem. “O Sharpezinho não pode virar oficial, oh não, está na bíblia.”

Ainda na ficção histórica, Iggulden também criou seu séquito de homens abomináveis, o primeiro a ser lembrado é Chagatai, segundo filho de Gêngis Khan , que desde novo espalhou para todos que seu irmão mais velho era filho ilegítimo e de estupro, sempre o humilhando, chegando ao ponto de olhar o batalhão de seu irmão ser quase destruído e recusar ir em seu auxílio, embora seus comandados quisessem.

Mas esse não é um recurso novo na ficção. Dentre os mais desagradáveis cito Messala, amigo de infância de Ben-Hur[bb], que mesmo sabendo de sua inocência, o mandou para a escravidão e colocou a mãe e a irmã nos calabouços por anos, onde inclusive obtiveram lepra; Voltando ainda mais no tempo lembro da Lady MacBeth de Shakespeare, que com sua ganância desencadeou grande parte dos problemas do livro; E mesmo se nos aventurarmos por tempos “antesdecristianos“ acharemos Hera, madrasta de Hércules e algoz do mesmo, sendo a responsável por fazê-lo matar a mulher e filhos com as próprias mãos.

Mas no fundo do meu coração ninguém tira o lugar do Inspetor Javert.

Criação de Victor Hugo no clássico Os Miseráveis[bb], o inflexível Javert é o maior estraga-prazeres da história da literatura. Quando tudo ia bem com o protagonista e todos eram felizes, lá aparecia novamente o inspetor na história para destruir por completo a vida de todos. E o pior é que ele não estava tão errado, apenas fazia o seu trabalho de acordo com as provas que lhe eram apresentadas, com a maior convicção possível e senso de dever.

E você? Quem você odeia? Quem mais falta nessa lista?

P.S.: Não recomendo Os Miseráveis para quem quer leitura fluida. Penei para lê-lo, li a versão integral e não uma adaptada como a maioria das pessoas, levei mais de um ano.



Categorias: Diversos
Tags: , , , , ,

Renan MacSan

Estudante de Medicina, leitor de longa data, jogador de games e amante de HQs. Tem como livro favorito O Nome da Rosa e sonha em terminar de escrever o seu. Leitura atual: Dança dos Dragões ; e Londres - O Romance.