Livros de idiomas “for dummies”

Escrito por: | em 15/09/2011 | Adicionar Comentário |

Existem milhares de livros de idiomas disponíveis nas livrarias, principalmente aqueles para viagens nas quais você não quer parecer um mímico ao pedir uma refeição. A proposta é justamente esta, preparar o leitor completamente leigo para receber noções básicas do dia a dia e se comunicar como gente normal.

Contudo, quase todos estes livros caem no mesmo problema: servem apenas para decorar expressões idiomáticas, frases fechadas e saudações simples, sem fornecer meios para que o leitor construa sentenças por conta própria (e corretamente, o que é mais importante).

Para quem tiver interesse em começar a aprender italiano, francês, espanhol, inglês ou alemão a coleção do lingüista Charles Berlitz pode ajudar bastante:

Como os nomes sugerem, estes livros ensinam o básico de cada idioma passo a passo, mas de uma maneira bem mais sólida que as demais obras do gênero. A proposta é fornecer ao leitor meios para entender o idioma estruturalmente, possibilitando a construção de frases completas e com sentido.

O método de ensino parte de uma análise da pronúncia dos principais fonemas, passando por vários capítulos que trazem diálogos corriqueiros, escritos no idioma sob estudo e seguidos da respectiva tradução e pronúncia. Ao longo destes diálogos são apresentadas regras gramaticais para o correto uso dos artigos, concordância verbal e nominal e conjugação de alguns verbos.

É claro que não dá para ler o livro e sair falando com todo mundo, mas é possível ter uma boa noção para começar. Infelizmente os livros não acompanham um cd com as frases, o que às vezes é bastante inconveniente. No Italiano Passo a Passo não há tantos problemas, pois a pronúncia é ligeiramente familiar para lusófonos, mas com o alemão ou francês você obrigatoriamente vai precisar recorrer imediatamente a uma ajuda externa, no youtube, ou em qualquer outro lugar que mostre como pronunciar direito.

No geral é uma coleção que fornece um aprendizado bem satisfatório, principalmente quando complementado com algum livro de verbos.



Categorias: Review: Leitura Séria
Tags: , , ,

2 Comentários sobre Livros de idiomas “for dummies”

  1. Marilia Gil

    Adorei o post! Estou tentando aprender italiano por conta e já tentei site de idiomas, podcasts, baixei apostilas, mas eu acabava caindo justamente na “decoreba”. Com certeza vou procurar esse livro nas minhas próximas compras!

  2. Nathália

    esse livro é ótimo! Estudo francês e ja o usei diversas vezes…

Adicione um comentário