Black Friday

Escrito por: | em 21/11/2011 | Adicionar Comentário |

Chama-se Black Friday a sexta-feira após o dia de Ação de Graças (Thanksgiving) nos Estados Unidos. Mas o que há de especial nela?

Acontece que há anos é o dia de maior venda de produtos desse país. É um marco inaugural das compras de Natal e agrada tanto vendedores como compradores, pois é a hora de mostrar descontos nunca antes vistos. E sim, os LIVROS também entram nesse rolo.

Estando a origem do nome perdida no tempo, cada um interpreta da maneira mais plausível, mas o mais provável é que tenha se originado nas forças policiais já que era um dia de grande trabalho por causa da confusão causada pela quantidade de pessoas que iam para as ruas gastar suas economias.

O que entra em promoção? Tudo. Mas para os brasileiros os destaques são livros, filmes e jogos. O maior site para a compra online ainda é a Amazon que faz da Black Friday uma verdadeira Black Week com descontos que começaram a partir de hoje, chegando a mais de 90% em livros. Mas outras lojas online também participam.

… Não, esse é outro Black Friday.

Com relação aos livros o ponto positivo é que não há taxação nenhuma na importação deles, deixando como único incômodo o frete, pois dependendo da promoção pode ultrapassar o valor do produto, mas muitas vezes compensa, principalmente por causa dos títulos que nunca saem no Brasil. Outro empecilho está nos que não gostam ou não lêem inglês, mas mesmo assim as obras de Artes/Fotografia podem ser comprados sem medo.

Muitos filmes e jogos tem legenda em português, basta saber procurar as definições. A referência no assunto é o Blog do Jotacê que mostra guias de como comprar online, o que procurar nas definições, e faz um evento especial para o Black Friday, em tempo real, mostrando novas promoções, se há legenda PT-br, e etc. Também é bom lembrar que não dá para parcelar compras no exterior.

E no Brasil, muda alguma coisa? Por aqui foi criada uma versão da Black Friday que ocorrerá no mesmo dia, 25 de novembro, e terá várias empresas participantes, incluindo Walmart, Americanas.com, Submarino e Netshoes. Mais informações no site.

Hoje mesmo comprei um livro capa dura com 95% de desconto, saiu por pouco mais de um dólar. Na hora lembrei da famosa cena de Jerry Lewis:



Categorias: Diversos, Notícias
Tags: , , , , , ,

Renan MacSan

Estudante de Medicina, leitor de longa data, jogador de games e amante de HQs. Tem como livro favorito O Nome da Rosa e sonha em terminar de escrever o seu. Leitura atual: Dança dos Dragões ; e Londres - O Romance.