Notícias subterrâneas: semana 6

Escrito por: | em 12/11/2011 | Adicionar Comentário |

Bem vindos à sexta semana dos informes de literatura subterrânea! Cobrindo a semana de 6 a 12 de Novembro.

Deixem comentários, dicas de livros, críticas agressivas, ameaças, et-cetera. Enfim, vamos ao relatório!

PS: Devido ao fluxo irregular de lançamentos, adicionei a essa semana dois livros que só serão lançados na semana que vem, de forma que não deixarei de comentá-los mesmo não havendo mais espaço na próxima semana.

A Lenda de Högni – O Cinturão de Adhara (W. Donnadon)

A Lenda de Hogni

Por longos momentos ponderei se esse entraria na lista, visto que por minha desatenção não entrou na lista passada. O livro saiu na loja virtual a mais de uma semana, mas o evento de lançamento oficial foi só essa semana, então acho que ainda é válido. Além do que, minha consciência pesaria muito se não falasse dele, é um dos pouquíssimos livros nacionais cujo autor informou a data de lançamento com muita antecedência e todas as subsequentes mudanças de datas (Hi5 Donnadon!).

A lenda de Högni é uma série prevista para quatro livros, escritos por W. Donnadon, de 19 anos, dos novos talentos da literatura brasileira. A série é baseada em mitos gregos mas não de uma forma tão típica, realmente não quero entregar muito da história. A forma como a narrativa é introduzida me surpreendeu, os mecanismos da trama, enfim, me pareceu um dos melhores livros dos Novos Talentos da Literatura Brasileira. Muitos outros blogs estão fazendo resenhas desse livro, sugiro que leiam uma delas.

The Alloy of Law: A Mistborn novel (Brandon Sanderson)

Alloy of Law

Brandon Sanderson, autor que terminou a série Wheel of Time (sim, aquela da música do Blind Guardian), escreveu a trilogia Mistborn e matou horas da minha vida com o livro The Way of Kings entre outras obras absurdamente incríveis, acaba de lançar outro livro!  The Alloy of Law é uma sequencia à Trilogia Mistborn, uma sequencia que se passa trezentos anos depois, no início de uma espécie de revolução industrial. O livro é a evolução de um mundo construído na trilogia Mistborn, sendo assim, não darei a sinopse do livro, tentarei falar da trilogia…. bom, é sobre um mundo chamado Scandrial, onde…..e tem mistborns e mistlings…..e aí a well of ascension, ahn, hm, pensando bem, não darei a sinopse da trilogia. Parte da graça da série é ser bombardeado de informação, não há sentido em descrever o mundo aqui, falar da trama também não ajudaria em nada pois Alloy of Law é uma evolução dela que exige que conheçamos o fim do último livro para entender plenamente. O que posso fazer? Cuspir nomes de personagens?

[Adiantado]The Dragon Arcana (Pierre Pevel)

Dragon Arcana

Creio que muitos assistiram o novo e exagerado filme dos Três Mosqueteiros. Muitos devem ter odiado a forma como a história original foi destruída, e esse livro não é para eles. Dragon Arcana é a conclusão de uma trilogia inglesa que cria uma versão alternativa da Europa no período do Cardeal Richilieu. Sim, é outra desvirtuação dos Três Mosqueteiros, mas uma bem curiosa. Nessa trilogia os mosqueteiros são chamados de Lâminas do Cardeal, e o mundo de intriga da política europeia ganha um novo item: dragões. Dragonetes, wyverns, dragões, ou o que for, todos estão inseridos na história. Um secto chamado a Garra Negra busca trazer ao mundo dragões poderosos e inteligentes, sendo a missão das Lâminas impedi-los. Enfim, cultos malignos, conspirações e mosqueteiros, boa lobotomia!

Scholar: A Novel in the Imager Portfolio (L. E. Modesitt)

Scholar

Uma prequel da trilogia Imager, Scholar fala de um tempo antes da unificação da nação que é cenário da série original. Nesse caso creio que possa passar uma sinopse única sem tratar O protagonista Quaeryt é enviado pelo rei de um desses países em uma missão para analisar a ocupação de outro reino. Simples? Só até começar a trama política, as intrigas, os ataques de piratas e as descrições de mundo. Se me pareceu bom? Sim, inclusive recebeu críticas excelentes de sites que levo muito em conta. Um comentário recorrente acerca desse livro é que possui uma escrita  muito acessível para quem não faz ideia do que é a trilogia Imager. O que é um Imager? O que é o mundo da trilogia Imager? Vale a pena ler a trilogia? Scholar pode ajudar a encontrar essas respostas

[Adiantado] When the Saints (Dave Duncan)

When the saints

Muitos, muitos, muitos livros foram publicados por Dave Duncan, todos de fantasia e sci-fi. Pela capa desse livro fica fácil adivinhar o tema. Vocês tem quatro chances:

a)culinária

b) histórias românticas de ratos

c) análise crítica da forma como o papel higiênico é produzido

d)Fantasia medieval e intriga política

A resposta é  a) d). O que me chamou a atenção nesse livro foi a forma como a magia é tratada dentro de um cenário bem medieval de fanatismo religioso. Ora, alguém que faz magia logicamente está possuído pelo demo, não?

Dica:

Minha dica de hoje não é sobre um site, livro ou saga, mas sobre uma coluna. “Dicas Fantásticas” ,do site revistafantastica.com.br, é uma coluna não sobre como escrever, mas sobre como escrever para publicar. Dicas de como apresentar seu livro, como organizar perguntas e enigmas, como manter um ritmo e como se tornar um escritor profissional. Realmente não acho que alguém possa aprender essas coisas, ou você tem capacidade de escrever bem e só precisa exercitá-la ou não. Mas há muitas dicas nessa coluna que podem ajudar aos aspirantes a escritor na tarefa de lapidar seus talentos. Chequem aí!

http://www.revistafantastica.com.br/colunas/colunas.php?idColunaPrincipal=10

Até semana que vem, nos vemos pelos reinos subterrâneos!



Categorias: Notícias Subterrâneas

Lorde Worth

Caçador de Hobbies exóticos, leitor obsessivo e jogador compulsivo.

Adicione um comentário