Notícias Subterrâneas: Semana 15

Escrito por: | em 14/01/2012 | Adicionar Comentário |

Saudações! Bem vindos à décima quinta semana (de 8 a 24 de janeiro) das Notícias Subterrâneas!

Começando nosso resumo de que genialidades e atrocidades foram feitas nos reinos subterrâneos da fantasia e ficção científica, e com nossas costumeiras horas de atraso. Devido a uma lista rasteira de livros e compromissos de última hora nos momentos em que acabaria a coluna, estou atrasado 15 horas novamente, mas na próxima semana deixarei tudo pronto com muita antecedência para lançar às 8 da manhã no sábado (horário quase padrão). Ainda não há sinais de algo novo ou interessante no cenário da literatura fantástica nacional, a bem da verdade não vi nada no cenário da literatura fantástica nacional durante 2012. Parece que continuamos só com os lançamentos internacionais, mas até mesmo esses estão rareando.

Enfim, cliquem nas capas para mais informações ou comprar, como sempre comentem, critiquem e me mostrem que leem isto (sabem como fico feliz). Vamos lá!

Lançamentos americanos

The Last chronicle of the Dread Empire, livro 3: A Path to Coldness of Heart (GLEN COOK)

A Path to Coldness of Heart

Terceiro livro da última série de Glen Cook… Quem acompanha as Notícias há algum tempo já viu os outros dois volumes da trilogia sendo relançados e sabe quem é Glen Cook.

Para os novos leitores ou aqueles que querem uma retrospectiva. Glen Cook é o autor da série clássica de fantasia sombria The Black Company, publicada nos anos 80. Conheci suas obras há tempos mas só recentemente comecei a ler Chronicles of the Black Company, primeira trilogia da série, e estou atualmente no final. A série Dread Empire possui uma trilogia principal, uma prequel e uma sequel, sendo a segunda a trilogia The Last Chronicle of the Dread Empire. A trilogia final foi interrompida há vinte anos quando o manuscrito do último livro foi roubado, aliás o manuscrito estava supostamente no fim. Agora, após vinte anos de espera temos A Path to Coldness of Heart, publicado pela editora Night Shade (fácil adivinhar, olhem a capa), um livro que teve mais do que tempo o suficiente para ser repensado. Torço para que esse tempo tenha sido o suficiente para que a narrativa tenha recuperado o vigor que muitos dizem ter minguado ao longo da própria série The Black Company.

Sobre a sinopse, é uma conclusão de trilogia então direi só o básico dos três. Fantasia militar-sombria-política, ponto.

The War of Megiddo (Nick Mulder)

The War of Megiddo

Francamente, o que dizer sobre The War of Megiddo?

O apocalipse está chegando (olá, livros de fim do mundo!), o céu e o inferno logo entrarão em guerra. Deus  envia o anjo Auron até a terra para avisar um tal de Jack Watts que deve comandar as hordas celestes no confronto. O primeiro livro conta o início do conflito e um pouco da história do céu e do inferno.

Lendo um pouco mais sobre a história do mundo tive um súbito sentimento de familiaridade. Na verdade me lembra muito algo que já li! Algo que li há algum tempo, aliás. Sim, me lembra muito A Batalha do Apocalipse, só que em versão simplificada.

The Rook: A Novel (Daniel O`Malley)

The Rook

A história começa com a protagonista acordando sem memórias, em meio a diversos cadáveres e segurando uma carta de si mesma. A partir daí inicia-se uma jornada para escapar de/ destruir uma agência secreta. Familiar… Parece muito com… opa! Algo diferente. É uma agência secreta que trabalha com o sobrenatural, sendo a protagonista uma portadora de um dom sobrenatural mortal. Ainda não me parece muito, hm, diferente, mas pode até ser bem profundo.

As If: Modern Enchantment and the Literary PreHistory of Virtual Reality (Michael Saler)

As If

Certo, não creio que já tenha falado de um livro que foge tanto aos padrões do que discutimos aqui e ao mesmo tempo é tão fiel à minha proposta. Não é um livro de fantasia ou ficção científica, mas sim um livro SOBRE fantasia e ficção científica. A proposta e muito boa, falar sobre a importância do imaginário e das obras fantásticas em nossas mentes. O livro vai desde Sherlock Holmes até World of Warcraft, sempre discutindo a diferença entre ser encantado por uma obra e iludido pela mesma. É uma obra que muito provavelmente lerei, e recomendarei para muitos.

Livros menores que somam o quinto

The Fathomless Fire

Gideon's Corpse

Obrigado a todos pela presença. Se não conseguir soltar esse resumo pronto às 8 da manhã do próximo sábado, me enforcarei em um fio de mouse. Deixem seus comentários e façam suas rezas para que o mercado editorial se anime mais na próxima semana. De qualquer forma, em sete dias estarei aqui novamente com todas as piadas ruins, críticas e livros escolhidos pela capa.

Até lá e boa semana.



Categorias: Notícias Subterrâneas
Tags: , , , ,

Lorde Worth

Caçador de Hobbies exóticos, leitor obsessivo e jogador compulsivo.

2 Comentários sobre Notícias Subterrâneas: Semana 15

  1. Pingback: Notícias Subterrâneas: Semana 15 | Grifo Nosso | iComentários

  2. Priscilla Rúbia

    Quando eu li “Deus envia o anjo Auron até a terra” na sinopse de The War of Megiddo, A Batalha do Apocalipse me veio a mente xD Costumo não gostar de livros “parecidos”, mas o tema é bem interessante.
    Gostei da premissa de The Rook, vou querer ler se alguma editora lançar aqui.
    E As If tem uma idéia muito interessante. Gostaria muito de lê-lo também *-*

Adicione um comentário