Notícias Subterrâneas: Semana 25

Escrito por: | em 24/03/2012 | Adicionar Comentário |

Vigésima quinta edição das Notícias Subterrâneas lançada! Todos batendo palmas no ritmo de uma música alegre. Pensando bem, não, podem parar. Voltando com minha lista de lançamentos escavados de masmorras sombrias e empoeiradas ou simplesmente pescados de outras listas, trago a dose semanal de livros pouco divulgados, pouco conhecidos ou que não chegaram e provavelmente nem chegarão ao Brasil. Sem mais delongas, adentremos os fantásticos e ocasionalmente sinistros Reinos Subterrâneos. Aos novos leitores: cliquem nas capas para mais informações ou comprar; (*) e (^) indicam livros disponíveis para kindle ou em audio-book respectivamente; deixem seus comentários, assim compram minha alegria.

Lançamentos Americanos

The Thief (Fuminori Nakamura) *^

the thief

Que raridade, falaremos de um livro japonês. Como podem ver, The Thief possui uma capa muito chamativa e, bom, na verdade coloquei-o na lista porque entrou para os Best Books of the Month no Amazon. Não só isso, também há algumas dezenas de autores consagrados recomendando The Thief. Basicamente, é uma obra sobre uma Tóquio noir e um criminoso apático arrastado para uma trama de intriga e… enfim, já é o suficiente. As sinopses não revelam muito e quando busquei algo mais completo acabei recebendo doses devidas de spoilers violentos. Sem revelar muito do que infelizmente descobri, há uma grande trama de conspiração e um anti herói desesperançoso e completamente apático cuja jornada é permeada de doses constantes de filosofia e “destino”.

Nightingale, livro 1: Nightfall (Stephen Leather) *^ 

nightfall

Um livro sobre um pássaro nightingale/Florence Nightingale o agente Nightingale do jogo Alan Wake (quantos nightingales!), ou melhor, ex-agente Nightingale. Simplificando, Jack Nightingale abandona sua carreira policial, herda uma mansão e ao se mudar recebe um aviso de seu suposto pai, algo bem simples e aproximadamente assim: “Jack, ferrou! Vendi sua alma e um demônio irá atrás de você para cobrar a dívida no seu trigésimo terceiro aniversário.” Claro, o agente Nightingale está a três semanas de seu trigésimo terceiro aniversário, com o relógio contando as horas para a chegada de seu algoz. Muito bem, uma história de terror em que o protagonista tenta fugir de sua inevitável morte. O autor? Claro, como poderia me esquecer? Stephen King Leather é um renomado autor britânico de thrillers, horror e mistério, joguem no google e vejam sua extensa coleção de títulos da série Dan Shepherd

. Guardians of the Word, livro 2: Myth (Jolea M. Harrison) *

myth

O telepata Dynan Telaerin retorna após um ano de sua fuga do inferno para enfrentar um novo desafio: um atentado contra sua vida. Myth parece ser mais uma daquelas histórias que trata da diferença, ou melhor, ausência de diferença entre bem e mal frente a uma situação onde o a opção boa compreende um mal necessário. Só por isso já ganha mais alguns pontos comigo… – Fale da sinopse logo! Perdão. Dynan Telaerin e seu irmão gêmeo Dain se veem também em frente a visões da destruição do mundo que conhecem e a um exército etéreo espreitando a fronteira do mundo terreno. Só isso, não há tanto detalhes assim.

The Navidad Incident: The Downfall of Matías Guili (Natsuki Ikezawa) *

navidad

HA! Mais um livro de sátira. Certo, não é um livro que se vende como uma sátira, mas parece uma bela sátira histórica. Retornando à Segunda Guerra, e ao neocolonialismo japonês, somos apresentados à ilha de Navidad. A ex-colonia recebe a visita de veteranos de guerra japoneses, mas o ônibus em que estavam misteriosamente some. Assim começa a busca do presidente por respostas, com muitas teorias conspiratórias, paranoia e algum misticismo no meio. Parece bem pouco curioso, mas li algumas críticas que falam muito bem da forma como as discussões de poder, corrupção e imperialismo são feitas ao longo do livro.

Lançamentos Nacionais

As Viagens da Peregrina do Tempo e da Terra (Douglas MCT)

o coletor de almas

Três semanas após seu lançamento, O Coletor de Almas será comentado pelo Atrasado Lorde Worth. Não tenho desculpa alguma para meu desleixo. Após Necrópolis, Douglas MCT começa uma nova série baseada em mitologia nórdica. – Aquela árvore ao fundo da capa é a Yggdrasil? É a Yggdrasil. Aliás, meu primeiro pensamento ao ver a capa foi “meu deus, que lixo!”. Pesquisando melhor descobri que na verdade a capa foi feita pelo Danilo Beiruth ao melhor estilo Hellboy. Assim aprendemos que: odeio Hellboy. Não pretendo ficar reclamando da capa muito mais, só realmente prefiro que fantasias sombrias tenham capas que reflitam o “sombrio” (#amoBlackCompany). A sinopse em si foi bem decente. Partindo do elemento mais icônico e óbvio da mitologia nórdica, o ragnarok, acompanhamos as trajetórias de três personagens rumo à aniquilação do mundo. Lavral, o coletor de almas, deve alimentar Yggdrasil para manter o funcionamento do mundo; Lisa, a bruxa, está sendo perseguida e junto a seus aliados busca respostas; o Ceifador, um assassino misterioso, viaja pela Terra Oca colecionando cabeças de reis.  Teoricamente cada volume da série contará uma história fechada em uma das três terras (Alta, Central e Oca), sendo que neste o foco é a Terra Oca e a ligação entre os três protagonistas. Parece interessante, mas ainda estou olhando feio para a capa. Os fãs de Hellboy, por outro lado, devem estar adorando.

Estou Lendo Dom Casmurro (Machado de Assis)

Sim, estou lendo Dom Casmurro, como quase todos devem ter lido em um passado mais ou menos longínquo. Sem muito o que dizer, é uma leitura simples, absurdamente bem escrito e curtíssimo. Como não faz uso de diverso subterfúgios típicos das últimas décadas, a leitura se torna mais chata. Ah, todos já devem saber disso! Não tenho nada a adicionar, acabo o livro ainda hoje e semana que vem falaremos de The Final Empire.   Agradeço a todos pela presença (faço uma leve mesura). COMENTEM! Até a próxima semana, quando voltaremos a cortar nosso caminho pelos Reinos Subterrâneos!

Menções Honrosas
endedremiksthe healer's legacy



Categorias: Notícias Subterrâneas
Tags: , , , , , ,

Lorde Worth

Caçador de Hobbies exóticos, leitor obsessivo e jogador compulsivo.

2 Comentários sobre Notícias Subterrâneas: Semana 25

  1. Bruno Augusto

    E não é que “As Viagens da Peregrina do Tempo e da Terra” parece ser interessante, apesar da capa. A mitologia nórdica sempre me deixa empolgado. Se não for uma boa história, ao menos deve ser útil pra passar o tempo (tenho precisado disso após uma série de livros “pesados”).

    obs: primeiro comentário no blog, apesar de já acompanhá-lo a algum tempo >.<

  2. Ronaldo Cavalcante (@RonaldoCav)

    Olá, Sr Worth.

    Gosto bastante da mitologia nórdica, sempre me chamou bastante a atenção, mas essa capa aí realmente não me seduz não… Se não fosse pela sinopse…

    The navidad incident parece ser interessante. Não é meu estilo de leitura, mas leria certeeeza.

    Vamos ver quão bem vc vai falar de Dom Casmurro… nunca tive a coragem de começar a lê-lo.. nem quando fui obrigado no me passado mais ou menos longínquo.

    Vlw pelas notícias.

Adicione um comentário