Os menores livros do mundo

Escrito por: | em 26/08/2011 | Adicionar Comentário |

Vou começar o post de hoje confessando uma coisa para vocês (talvez vocês já saibam): eu sou um pouco fresca com meus livros de literatura e isso, de certa forma, se estende à minha estante. Por causa disso eu fico um pouco frustrada às vezes com a falta de padrões, e acho uma tristeza quando os livros tem um formato que não faz com que eles se alinhem direito com os demais.

Lombadas dos livros "Alice no País das Maravilhas" e "Don Quixote" da coleção menores livros do mundo

Lombada dos livros “Alice no Pais das Maravilhas” e “Don Quijote de la Mancha” da coleção “Os menores livros do mundo”

Provavelmente por causa disso, eu não sou particularmente fã de “pocket books” (além de normalmente eles terem uma qualidade inferior mesmo), mas eu tenho alguns deles e talvez me sinta um pouco melhor quando tiver uma quantidade suficiente para encher uma prateleira inteira.

De qualquer forma, sempre achei o nome “pocket book”(livro de bolso) inadequado, já que esses livros não cabem em nenhum bolso meu, eles até são menores que o padrão médio, mas “pocket” é um pouco de exagero.

Não seria exagero, no entanto, chamar de livro de bolso os livros da coleção “os menores livros do mundo” (embora eu já tenha visto livrinhos menores). São livros com texto integral e – esses sim – pequenos o suficiente para caber num bolso.

Capa de Alice no país das maravilhas e Don Quixote da coleçãos dos menores livros do mundo

Capas dos livros e uma moeda para vocês terem uma idéia de proporção

A primeira vez que eu vi esses livros foi no Peru (e pelo que sei é de lá mesmo que eles vem), mas a primeira coisa que me veio à cabeça foi a pergunta: será que dá para ler esses livros?

Tendo dois deles comigo posso dizer que a resposta é “depende”. O meu “Alice no país das maravilhas” tem um tamanho de letra razoavelmente grande, e daria para lê-lo sem problemas, embora eu ache um pouco incomodo ficar segurando um livrinho tão pequenino, mas o “Don Quixote” que a Juliana me emprestou para essa review é definitivamente um problema: não é que não dê para ler, até dá, mas o tamanho das letras é MUITO pequeno, tornando o processo todo demasiadamente incomodo.

Interior de "Alice no País das Maravilhas" e "Don Quixote"

Comparação do tamanho das letras entre os mini-livros

Caso não tenha dado para perceber na foto acima, é possível encontrar esses livros em vários idiomas, no site oficial dá para ver os vários paises nos quais esses livros estão disponíveis e, escolhendo o país é possível consultar todos os títulos disponíveis naquele idioma.

Os títulos vão de clássicos como “Sonho de uma noite de verão”, “Romeu e Julieta”, “Alice no país das maravilhas” e “O pequeno príncipe” até os desconhecidos, como livros de signos.

Interior de "Alice no País das Maravilhas" e "Don Quixote"

Interior dos livros

Devo dizer que as edições são bem feitas: o acabamento é bem bonito, os livros (ao menos os que eu tivesse acesso) são ilustrados e o alice tem até as páginas coloridas. Como todas as obras são exatamente do mesmo tamanho (independente do conteúdo do livro, que às vezes precisa ser expremido, como fica claro na comparação do “Don Quixote” com o “Alice”), estéticamente o efeito final fica muito bonito, especialmente para quem quiser montar uma “mini-biblioteca” e colecionar os títulos (no site da para ver que são vendidas mini estantes para quem quer levar a coleção a sério).

Varias edições de "Alice no País das Maravilhas" comparadas

Meu “mini Alice” comparado com meus Alice’s grandões

O mini-livro que eu tenho é o “Alice no país das maravilhas”, e como eu coleciono edições desse livro, achei uma aquisição maravilhosa quando o ganhei de presente, mas, tirando esse livro em epecial, fiquei me perguntando se esses pequenos livros valem a pena. Não sei quanto esses livros custam no Brasil, não achei em nenhuma loja virtual (e não vou perguntar o preço para quem me deu de presente), mas acho difícil usá-los para algo mais que enfeite ou coleções. Parece complicado usar esses livros para a função principal dos livros comuns: a leitura. Não acho que seja muito confortável de segurar e ficar lendo um livrinho tão pequeno (mesmo o “Alice” que tem o texto num tamanho bom).

Então, meu veredito final será de 3 grifos.

Acho que os livros tem muito mérito pelo texto integral e pelo ótimo acabamento, mas não da para dar uma nota muito alta para a edição de um livro que, no final das contas, torna difícil lê-lo.



Categorias: Review: Edições
Tags: , , , , ,

Dani Toste

Advogada, jogadora de RPG, viciada em internet, amante de de livros, séries, música e filmes. Acha que o Lewis Carrol é um gênio, é obcecada pelos livros da Alice que considera os melhores do mundo.

5 Comentários sobre Os menores livros do mundo

  1. Melissa

    Achei bem legal, mas concordo com você: é uma coleção mais estética mesmo porque ler uma coisinha tão pequena deve ser realmente incômodo.

  2. Nilda

    Eu tenho “O Pequeno Príncipe” desta coleção.
    A leitura é fácil e não tive dificuldade pelo fato de ser um livro muito pequeno.
    As letras são de bom tamanho e há até a biografia do Saint Exupery no final.

    Eu gostei da idéia e creio que a maioria dos livros sejam bem “legíveis”.
    E sobre o preço: os que vi tem preços próximos ao de livros “normais” vendidos por aí, o que, pra mim, dificulta um pouco o acesso a eles, já que a maioria dos títulos é de “clássicos” que a maioria dos bibliófilos já leu em algum momento.
    Eu, pelo menos, prefiro comprar livros que ainda não li

  3. Amanda

    QUANTO CUSTA CADA UNIDADE?

  4. Vanessa Lima da Silva

    Buenas Dani… Procurando na net sobre o livro da ALice, me deparei com teu blog e coincidentemente, eu também tenho o mini livro da Alice…Acredita que achei por acaso em uma livraria perto da cidade onde moro, enquanto pagava outros livros no caixa e eles estavam ali…E justamente o do Lewis Carrol estava à disposição e tive que adquirir também. O valor médio deles é R$29,90… Obs.: Ah, eu também sou um pouco “obcecada” pela Alice, tenho váááárias versões do livro, incluindo infantis, que guardo para quando minha filha crescer poder ler, que se chama…Alice…:D

  5. Minibooks.com.br

    Boa tarde, meninas!! Esses minilivros são feitos no Peru, sim! E são feitos à mão, menos a impressão das páginas, claro! O preço é R$ 29,50 e vocês podem compra-los em nosso site. Os livros são 100% legíveis e gostaria de esclarecer que o minilivro do Dom Quixote é uma versão para colecionadores, e como os dois volumes têm muito conteúdo a letra acaba sendo bem menor que a letra comum usada nos outros livros. Nosso menor livrinho mede apenas 1cm e é inteiramente legível! Passem em nossa loja virtual e confiram!! Um abraço…

Adicione um comentário