Outras Mídias: Alice Syfy de Nick Willing

Escrito por: | em 15/12/2009 | Adicionar Comentário |

Fazia um tempo que eu estava pensando nessa coluna para o blog, mas ainda estava definindo formato e pensando em como fazê-la até o presente momento. No entanto uma obra super recente me deixou incontrolávelmente maluca para comentar e essa coluna é o espaço perfeito para isso.

Mas, antes de começar, uma brevíssima explicação: A coluna “outras mídias” vai ser um espaço para comparar adaptações de livros para qualquer outra forma de comunicação, sejam filmes, quadrinhos, séries, comerciais, jogos e seja lá o que for que inventarem.

Dito isso, passo para a primeira obra a ser objeto dessa coluna, que é a minisérie “Alice”, criada e dirigida por Nick Willing e produzida pela emissora Syfy, baseada nos dois livros do Lewis Carroll: “As aventuras de Alice no país das maravilhas” e “Alice atravez do espelho e o que ela encontrou lá”.

OBRA ORIGINAL OBRA DERIVADA
Capa Capa do livro "Através do Espelho" da Zahar Capa da série "Alice" do canal Syfy
Título “Alice no País das Maravilhas”
e “Alice através do espelho”
“Alice”
Autor ou Diretor Lewis Carroll
Nick Willing
Editora ou Estúdio Domínio Público
Syfy
Tipo Livro Minisérie

Primeiramente é importante deixar uma coisa bem clara: a minisérie não é, definitivamente, uma simples versão dos livros para a Televisão, não espere uma obra fiel ao original, aliás, por isso eu fiz questão de usar na tabela acima “obra derivada” e não “adaptação”.

A minisérie conta a história de uma Alice, mas não da mesma do livro, trata-se de uma Alice adulta, no mundo atual (que inclusive já leu a obra do Carroll aparentemente) e que atravessa o espelho e vai parar num País das Maravilhas um tanto diferente do descrito no livro.

Ainda assim, embora o roteiro em sí não tenha seguido a linha do livro, o criador fez um ótimo trabalho em utilizar e reler os conceitos e personagens importantes. Temos sim, um chapeleiro, uma lebre de março, as ostras e o carpinteiro, a rainha de cópas, a duquesa, o dodô, a lagarta entre outros seres de Wonderland,  eles são os mesmos e diferentes, e definitivamente são todos dignos desse País das Maravilhas mais adulto e moderno.

Aliás, como fã de Alice que eu sou e como adoradora de conceitos acerca de “mundos de sonho” e “mundos de imaginação” acho que a série soube usar muito bem os elementos chave da história e criar algo ao mesmo tempo leal e inovador em relação à obra original. Quero dizer: as coisas que eu queria ver numa história de Alice estão lá, mas ao mesmo tempo a história é completamente nova.

Uma coisa mais para os RPGistas: quem, como eu, é apaixonado por Changeling (especialmente o novo) vai encontrar varios elementos legais que tem tudo a ver com o conceito do jogo, como humanos sendo roubados do mundo real para ter seus sentimentos tomados pelos seres de Wonderland.

Conclusão: Se você gosta de nonsense, se você gosta de Alice, se você gosta de Changeling, ou se você simplesmente gosta de coisas diferentes, vale muito a pena conferir essa obra. Se você não gosta dessas coisas ou se você só quer saber de adaptações estritamente restritas á obra original, definitivamente essa série não é para você.

5 grifos

Da minha parte, assisti ontem e só estou escrevendo essa coluna agora porque não tive tempo antes, então definitivamente a série merece 5 grifos com louvor.

Aos que ficaram curiosos segue um pequeno trailer:

Clique aqui para mais informações sobre a série



Categorias: Outras Mídias
Tags: , , , , , , , , , ,

Dani Toste

Advogada, jogadora de RPG, viciada em internet, amante de de livros, séries, música e filmes. Acha que o Lewis Carrol é um gênio, é obcecada pelos livros da Alice que considera os melhores do mundo.

9 Comentários sobre Outras Mídias: Alice Syfy de Nick Willing

  1. Pingback: Tweets that mention Grifo Nosso » Outras Mídias: Alice Syfy de Nick Willing -- Topsy.com

  2. O Goblin

    Realmente não vou comentar porque desconheço a Minisérie, mas fiquei bastante interessado e gostaria de saber onde esta passando???

  3. Dani Toste

    Está passando no Sci fi Channel, quer dizer, já passou, porque são apenas duas partes mesmo.

  4. Issue

    Já tem pra baixar? Ou pelo menos uma previsão se vai passar de novo?
    ps. esperando podcast ‘-‘

  5. SilasTorres

    vou verificar =)

  6. Newzor

    Muito legal eu gostei pra quem gosta de aventura e bom sim te mais…xD.

  7. Túlio d Bard

    Daqui a pouco sai um Outras Mídias do filme da Alice. =)

  8. Pingback: Grifo Nosso » Review: O Mágico de Oz

  9. Pingback: Outras Mídias: Tin Man do Syfy por Nick Willing | Grifo Nosso

Adicione um comentário